A Prefeitura de Jacareí declarou Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico no município devido ao aumento expressivo de casos de Dengue. A cidade tem quatro mortes pela doença em 2025 e mais de 800 casos confirmados. O decreto foi assinado pelo prefeito Celso Florêncio (PL), antes do Carnaval, na quarta-feira (27/02), autorizando a adoção de medidas emergenciais para conter a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da doença. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O que é o Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico devido à epidemia de Dengue
O Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico devido à epidemia de Dengue permite à Administração Pública Municipal tomar ações imediatas, incluindo:
- Aquisição emergencial de insumos e materiais necessários ao combate à epidemia;
- Contratação de serviços essenciais para o atendimento da situação sanitária;
- Ações da Secretaria de Saúde para eliminação de focos do mosquito;
- Remanejamento de servidores públicos e prestadores de serviço para reforçar as equipes de saúde;
- Tramitação em regime de urgência de processos administrativos relacionados ao combate à dengue.
Uso do fumacê para reforçar o combate ao mosquito
Ampliando as ações realizadas de combate à dengue, a Prefeitura de Jacareí iniciou na sexta-feira (28) o uso do fumacê para auxiliar na eliminação do mosquito Aedes aegypti.
Na nebulização espacial (fumacê), um veículo passa pelas ruas fazendo a aspersão de água com larvicida, sem a queima de óleo mineral, que gera a fumaça, conforme recomendação das autoridades de Saúde.
O serviço passará por todas as regiões do município, seguindo um calendário elaborado pela Secretaria de Infraestrutura em conjunto com a Secretaria de Saúde, com prioridade para os bairros mais afetados pela doença. Os primeiros bairros a receberem o serviço são Quilombo Coração Valente e Lagoa Azul.
A medida somará forças com os serviços já realizados pela Prefeitura, como a nebulização individualizada (feita dentro dos imóveis), visitas casa a casa e a operação cata-treco. Além disso, a cidade já havia iniciado a utilização de drones para mapeamento e pulverização de larvicida em pontos estratégicos.
Funcionamento do fumacê
A mistura espalhada nos bairros pelo fumacê permanece no ambiente por alguns minutos e atinge os mosquitos que estiverem voando ou desalojados de seus refúgios. Por isso, é necessário que os moradores deixem portas e janelas abertas durante a passagem do fumacê, permitindo que as gotículas de inseticidas penetrem quintais e casas, atingindo os locais onde os mosquitos se escondem.
“Diante da situação que vivemos, com alta nos casos de dengue na cidade, estamos expandindo o alcance das ações da prefeitura, acrescendo mais um serviço de combate à doença, sem deixar de lado os trabalhos que já são feitos o ano inteiro”, afirmou o secretário de Infraestrutura de Jacareí, Fuade Boaceff.
Autoridade sanitária poderá entrar em imóveis com foco do mosquito
Conforme o decreto, sempre que houver obstáculos ao ingresso de agentes de saúde em imóveis particulares, será lavrado um Termo de Orientação. A medida visa facilitar a identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Apoio dos órgãos municipais
Todos os órgãos da Administração Direta e Indireta do Município deverão prestar suporte às ações determinadas pela Secretaria de Saúde. O decreto também determina a priorização dos processos relacionados à epidemia.
Duração do Estado de Emergência
O Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico permanecerá em vigor até que a situação sanitária esteja estabilizada. A prefeitura reforça a importância da mobilização da população na eliminação de criadouros do mosquito transmissor.
GRUPO DE NOTÍCIAS DE JACAREÍ. É GRÁTIS
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Festa de São João de Caçapava 2025 não deve acontecer na Avenida Brasil
Acidente na Carvalho Pinto em Caçapava deixa três feridos e tem ação do Águia
Ministro do Trabalho recebe pauta do Acordo Nacional da Petrobras, que incluí a REVAP SJC, em Brasília