Justiça dá liminar contra Márcia do PL e vereador Moisés Pirulito em ação por suposto uso de perfis falsos ligados a campanha contra adversários em Taubaté. O candidato a vereador no município, Alberto Barreto (PRD), ingressou com uma Ação de Investigação Eleitoral com pedido de liminar contra a candidata Márcia do PL e os co-demandados Beto Mostarda e Moisés Luciano Pereira dos Santos, conhecido como “Moisés Pirulito” (PL). A ação, ajuizada alega que os acusados utilizaram perfis falsos em redes sociais para impulsionar suas campanhas e atacar adversários políticos.
De acordo com a denúncia, aproximadamente 18 perfis falsos teriam sido criados no dia 21 de setembro para inflar artificialmente a campanha de Márcia do PL e Moisés Pirulito. Os perfis também teriam sido usados para atacar o próprio autor da ação, Alberto Barreto, bem como outros candidatos ao cargo de prefeito de Taubaté. A acusação aponta que, recentemente, mais 50 novos perfis com a mesma finalidade foram ativados.
No pedido liminar, o autor solicita que o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda forneça os dados dos responsáveis pela criação dos perfis envolvidos, incluindo nome, CPF, endereço de IP, data e hora de criação, número de celular e o arquivo individualizado de cada perfil contendo todas as mensagens trocadas por meio desses robôs virtuais.
No mérito, a ação pede a cassação do registro de candidatura e a declaração de inelegibilidade dos representados, com base no artigo 22 da Lei Complementar nº 64/1990, alegando abuso de poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação social. Segundo o documento, a prática caracteriza infração ao artigo 22, inciso XIV, da referida lei.
O Ministério Público Eleitoral manifestou-se pelo recebimento da ação e pelo acolhimento das medidas liminares requeridas. Em análise preliminar, a juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani destacou que a utilização de perfis falsos para disseminação de propaganda negativa e manipulação de campanhas em redes sociais viola as normas eleitorais e atenta contra a integridade do processo eleitoral.
O despacho menciona que a Resolução n. 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê sanções para o uso ilícito de inteligência artificial e proíbe a disseminação de conteúdos fabricados ou manipulados que possam causar danos ao equilíbrio do pleito. Ainda conforme o despacho, o uso de perfis falsos, anônimos ou ilegítimos, para veicular conteúdo eleitoral caluniador, difamatório, injurioso ou inverídico, é vedado pelo artigo 57-D da Lei n. 9.504/1997 e pelo artigo 30 da Resolução TSE n. 23.610/2019.
“Com efeito, embora em exame perfuctório das publicações exibidas, denota se não se tratarem de veiculações autênticas e regulares, alcançando assim a tutela de atuações e ou manifestações abusivas por meio da internet, incluindo-se disseminação de ‘fake news’ tendentes – uma vez comprovadas – a vulnerar a honra de candidato, e que, muito longe de poderem ser inseridos no conceito de livre manifestação de pensamento, constituem evidente transgressão à normalidade do processo eleitoral”, destacou a juíza eleitoral.
Diante dos elementos apresentados, a juíza deferiu a tutela liminar, considerando a providência como essencial para constituição de prova inequívoca. Os representados foram notificados para apresentarem defesa no prazo de cinco dias, conforme o artigo 22, inciso I, da Lei Complementar 64/90.
A decisão foi assinada eletronicamente pela juíza eleitoral Sueli Zeraik de Oliveira Armani e já consta no sistema processual.
Outro lado
A candidata Marcia do PL se manifestou a respeito da decisão da Justiça por meio de nota, na qual diz que o vereador, Alberto Barreto, “tenta de todas as formas cassar o direito da candidata concorrer as eleições”. Na nota, Marcia diz que nem ela, nem o vice, Beto Mostarda foram notificados da decisão da Justiça Eleitoral.
“O vereador Alberto Barreto (PRD) apresentou uma denúncia contra a candidata Marcia (PL) e seu vice, Tenente Beto Mostarda, alegando a participação da dupla em ações de criação de perfis falsos nas redes socais, para atacá-lo durante a campanha eleitoral. O vereador tenta de todas as formas cassar o direito da candidata em concorrer as eleições. No entanto, até o momento, nem Marcia, nem Mostarda foram oficialmente notificados sobre o caso.
Em resposta à situação, Marcia reafirmou sua confiança na justiça e a lisura de sua campanha. “Estou tranquila, pois em nenhum momento arquitetamos ou orquestramos qualquer tipo de perfil falso na rede. Essa denúncia é apenas mais uma tentativa de me descredibilizar, especialmente agora que estamos crescendo. Estão tentando imputar a mim o “gabinete do ódio”, como fizeram com o presidente Bolsonaro. A esquerda usa das mesmas artimanhas, sempre”, declarou.
A candidata também enfatizou que enquanto essas acusações, que ela classifica como “inverdades”, surgem com a intenção de prejudicá-la, ela segue focada em sua agenda de campanha, ouvindo os eleitores e discutindo soluções para os desafios da cidade. “Estou na rua, conversando com a população, vendo de perto o sofrimento dos taubateanos e em busca de soluções reais para resolver os problemas da nossa cidade”, completou.
O processo ainda aguarda andamento, mas Marcia do PL e seu vice Beto Mostarda se mantêm confiantes na resolução justa da situação e acreditam que os verdadeiros culpados vão aparecer”.
O vereador Moisés Pirulito foi procurado pela reportagem e ainda não se manifestou. Tão logo se manifeste, a matéria será atualizada.
Morre Cid Moreira, taubateano ícone do telejornalismo brasileiro
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Antônio Ozório mais um dos Secretários de Sérgio Victor, anunciados pelo prefeito eleito de Taubaté
Prefeito eleito de Caçapava faz nesta segunda (09) reunião de secretariado. Veja os escolhidos
Rosana Gravena será a nova secretária de Saúde de Taubaté