VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Militar do Exército é preso no Cavex, em Taubaté, suspeito de ligação com grupos neonazistas

Militar do Exército é preso no Cavex, em Taubaté, suspeito de ligação com grupos neonazistas. A prisão aconteceu nesta segunda-feira (21/10) e é fruto de investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), de Santa Catarina. O militar, um cabo (praça temporário), teria participação ativa em um destes grupos. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO 

“Embora os crimes preliminarmente atribuídos a ele não estejam diretamente relacionados às suas funções militares, seu conhecimento avançado em táticas de combate e armas de fogo aumenta significativamente o nível de risco associado à sua participação no grupo”, divulgou o Gaeco.

A operação foi batizada de “Overload” e aconteceu em outras cidades, como São Paulo, Curitiba (PR), Cocal do Sul (SC), Jaraguá do Sul (SC), Pomerode (SC), Caxias do Sul (RS) e Aracaju (SE). O objetivo da ação é desarticular o grupo investigado por promover discursos de ódio, antissemitismo, apologia ao nazismo e planejar atos violentos em diferentes regiões do país. O grupo tem uma banda ativa, que se apresenta em diversas regiões do Brasil, encampando estes discursos.

O Exército, por meio do Comando Militar do Sudeste (CMSE) se manifestou por meio de nota e disse que o militar exerce a patente de Cabo e que “todas as medidas administrativas cabíveis foram tomadas e o Exército está colaborando com a Justiça para a elucidação dos fatos”.

“O militar permanecerá preso, a disposição da Justiça, nas instalações do Comando de Aviação do Exército, em Taubaté/SP. O Exército Brasileiro não admite condutas ilícitas por parte dos seus integrantes, que afrontem os valores e princípios, sustentáculos da profissão militar”, diz a nota.

O Gaeco apurou que os membros do grupo se autodenominam skinheads neonazistas e adotam como símbolo o Sol Negro – um emblema associado ao ocultismo nazista e à supremacia ariana – com um fuzil AK-47 ao centro.

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo. 

Siga nosso Instagram