Militar do Exército é preso no Cavex, em Taubaté, suspeito de ligação com grupos neonazistas. A prisão aconteceu nesta segunda-feira (21/10) e é fruto de investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), de Santa Catarina. O militar, um cabo (praça temporário), teria participação ativa em um destes grupos. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
“Embora os crimes preliminarmente atribuídos a ele não estejam diretamente relacionados às suas funções militares, seu conhecimento avançado em táticas de combate e armas de fogo aumenta significativamente o nível de risco associado à sua participação no grupo”, divulgou o Gaeco.
A operação foi batizada de “Overload” e aconteceu em outras cidades, como São Paulo, Curitiba (PR), Cocal do Sul (SC), Jaraguá do Sul (SC), Pomerode (SC), Caxias do Sul (RS) e Aracaju (SE). O objetivo da ação é desarticular o grupo investigado por promover discursos de ódio, antissemitismo, apologia ao nazismo e planejar atos violentos em diferentes regiões do país. O grupo tem uma banda ativa, que se apresenta em diversas regiões do Brasil, encampando estes discursos.
O Exército, por meio do Comando Militar do Sudeste (CMSE) se manifestou por meio de nota e disse que o militar exerce a patente de Cabo e que “todas as medidas administrativas cabíveis foram tomadas e o Exército está colaborando com a Justiça para a elucidação dos fatos”.
“O militar permanecerá preso, a disposição da Justiça, nas instalações do Comando de Aviação do Exército, em Taubaté/SP. O Exército Brasileiro não admite condutas ilícitas por parte dos seus integrantes, que afrontem os valores e princípios, sustentáculos da profissão militar”, diz a nota.
O Gaeco apurou que os membros do grupo se autodenominam skinheads neonazistas e adotam como símbolo o Sol Negro – um emblema associado ao ocultismo nazista e à supremacia ariana – com um fuzil AK-47 ao centro.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Homem não identificado é encontrado morto no Rio Paraíba em São José dos Campos
Polícia investiga crimes de estupro que teriam sido cometidos por Pai de Santo em São Sebastião
Briga generalizada em saída de balada em São José dos Campos deixa três pessoas feridas