Não há sobreviventes da queda de avião em Santa Branca. As vítimas ainda não foram identificadas. Estavam na aeronave que saiu de Florianópolis, com destino a Belo Horizonte, o piloto, o co-piloto e três passageiros. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
A informação foi confirmada pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e pela empresa dona da aeronave na manhã desta quinta-feira (24/10). O local onde o avião caiu e explodiu no começo da noite desta quarta-feira (23) é de difícil acesso e fica na divisa entre Santa Branca e Paraibuna.
Major Reis do Corpo de Bombeiros disse que os corpos das vítimas só serão liberadas após o trabalho da perícia e dos agentes do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Há destroços do avião por um raio de cerca de 500 metros.
Pilotos são identificados como as duas primeiras vítimas da queda de avião em Santa Branca
O acidente
O Vale 360 News esteve na noite desta quarta acompanhando as buscas e o local é de difícil acesso há mais de 30 quilômetros por estrada de terra do Centro de Paraibuna e a cerca de 15 km de Santa Branca. Não há sinal de celular no local, o que torna a comunicação entre as autoridades mais difícil. Chovia no momento das buscas.
Os Bombeiros informaram que a queda da aeronave ocorreu durante uma tempestade, e a aeronave colidiu com um morro, vindo a incendiar-se. Informações preliminares indicam que havia cinco pessoas a bordo.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião sumiu dos radares de monitoramento às 18h39. Por meio de nota, a FAB informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-MBU, entre os municípios de Paraibuna e Santa Branca (SP). A investigação ainda está em fase inicial, para descobrir as causas do acidente.
O avião
O avião que caiu e explodiu na divisa entre Paraibuna e Santa Branca, de acordo com informações da FAB (Força Aérea Brasileira). A aeronave que caiu no Vale do Paraíba trata-se um Embraer (EMB-121A1), com capacidade seis passageiros. De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro, o avião tinha operação permitida para táxi-aéreo e estava em situação regular.
O projeto que deu origem ao EMB 121, conhecido como Xingu, marcou um avanço significativo na indústria aeronáutica brasileira. Batizado em homenagem ao Rio Xingu, que nasce no Mato Grosso e deságua no Rio Amazonas, passando pelo Parque Indígena do Xingu, a primeira reserva indígena demarcada no Brasil, o avião foi desenvolvido para atender o mercado de transporte executivo, com capacidade para até oito passageiros.
Uma das inovações mais notáveis do Xingu foi a pressurização da cabine, tornando-se a primeira aeronave construída no Brasil com essa tecnologia. Essa característica permitia que a aeronave voasse a 28 mil pés de altitude, acima das formações de nuvens e turbulências, com uma pressão interna mantida a um nível equivalente a 8 mil pés. Isso proporcionava maior conforto aos passageiros, uma inovação importante para o mercado executivo.
Além da pressurização, o Xingu introduziu avanços tecnológicos, como a cauda em formato “T”, onde o estabilizador horizontal foi posicionado no topo do estabilizador vertical. Essa configuração reduzia o impacto das hélices no estabilizador, diminuindo o nível de vibração e ruído durante o voo. O design diferenciado, com um nariz alongado, conferia à aeronave uma semelhança com jatos, mas com a vantagem de ter um consumo de combustível muito inferior, cerca de um quarto do necessário para um jato de porte semelhante.
Outra característica que destacava o Xingu era sua capacidade de operar em pistas curtas, semelhante ao Bandeirante, mas com uma maior velocidade de cruzeiro. Isso o tornava uma escolha eficiente para o transporte em áreas com infraestrutura aeroportuária limitada, oferecendo mais velocidade e desempenho para os operadores.
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Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
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