O que está por trás de demolição de capela centenária em Ubatuba: Intolerância religiosa, vandalismo ou interesse imobiliário? A igrejinha, Capela de São José, pertencia a paróquia do Perequê-Açú e ficava na praia do Félix, costa norte da cidade, e teria sido demolida em 21 de setembro. A polícia civil investiga o ocorrido. Um boletim de ocorrência foi registrado e a Igreja Católica cobra as autoridades. A informação foi divulgada pelo site Notícias das Praias e confirmada pelo Vale 360 News.
O padre Ronaldo Calixto dos Santos registrou boletim de ocorrência e disse ao site Notícias das Praias que aguarda um posicionamento da polícia civil de Ubatuba. “A capela não foi construída da noite para o dia. Existia há dezenas de anos e ficou desativada quando os caiçaras deixarem a beira mar para viver nas encostas de Ubatuba. Não sei se ocupava área particular ou pública, isso não importa. Não poderia ser demolida. A capela tinha uma importância histórica e sentimental para o povo caiçara”, afirmou o padre Ronaldo.
A SSP (Secretaria de Segurança Pública) se manifestou dizendo que foi registrado boletim de ocorrência de dano contra o patrimônio e dada orientação quanto ao prazo decadencial de seis meses para que a paróquia da Imaculada Conceição do Perequê-Acú faça representação. A Polícia investiga o caso a partir de três vertentes: Intolerância religiosa, interesse imobiliário e/ou vandalismo.
Nesta terça-feira (03/10) vai acontecer uma missa protesto, que será celebrada pelo Padre Ronaldo, no local onde existia a capela, com a presença de fiéis e de caiçaras, que não se conformam com a demolição da capela.
A Igreja Católica quer obter com os moradores mais antigos, documentos de batismo, crismas e casamentos realizados na capela, para tentar identificar há quantos anos ela existia. Depoimentos de moradores relatam que a capela era centenária.
Fotos de capa: Site Notícias das Praias
Leia mais
Produção do novo SUV, da Volks, começa em janeiro de 2025 em Taubaté
Motociclista morre em acidente com ônibus em São José dos Campos
Míssil produzido por empresa de São José dos Campos é destaque no desfile de 07 de Setembro em Brasília