Piloto de avião que caiu em Santa Branca era do interior da Bahia. Jefferson Rodrigues Ferreira tinha 36 anos e iria completar 37 no próximo dia 29. Ele era natural de Guanambi, na região sudoeste da Bahia. Jefferson pilotava a aeronave que enfrentou forte chuva no começo da noite desta quarta (23/10) e caiu em Santa Branca, na divisa com Paraibuna, no Vale do Paraíba. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Jefferson trabalhava como piloto há 13 anos e tinha mais de 5 mil horas de voo. Ele era casado e não tinha filhos. Bastante abalado, o pai de Jefferson, conhecido na região como Carlão, também piloto, disse que conversou com o filho na tarde desta quarta, antes do acidente, ocasião em que o piloto afirmou que passaria em Belo Horizonte e seguiria para Salvador.
“Meu filho era um exímio piloto, estou tentado me conter aqui. Estamos todos aqui sem terra”, disse Carlos Ferreira. Além de Jefferson, o co-piloto, Dulcival da Conceição Santos, de 39 anos, também morreu no acidente. Outras três vítimas fatais, passageiros, ainda não foram identificadas.
O acidente
O avião, um EMB-121 (Xingu) caiu e explodiu no Sítio Santa Terezinha, no bairro Caetê, em Santa Branca. As informações iniciais de sinistro foram emitidas por meio de comunicado da Polícia Militar e do Controle de Tráfego Aéreo, que confirmou a perda de sinal da aeronave e a subsequente queda.
A Polícia Militar acionou as equipes de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB/SAR) e o Corpo de Bombeiros local para atuar no local do acidente. Após comunicação com o delegado seccional, a autoridade policial competente e uma equipe de investigadores se dirigiram à área para averiguar a situação. O local é de difícil acesso, com densa vegetação, o que dificultou o deslocamento das viaturas, exigindo o uso de tratores da população local para transportar os agentes até o ponto exato do acidente.
De acordo com relatos de moradores da região, por volta das 18h30, foi avistada uma aeronave em queda livre, que ao se chocar com o solo, pegou fogo. Ao chegar, as equipes constataram que a aeronave estava completamente destruída, com destroços espalhados por uma área de aproximadamente 500 metros. Havia focos de incêndio no local, controlados pelos bombeiros e pela chuva que caía com intensidade no momento.
Durante a inspeção inicial, foram encontrados fragmentos de corpos humanos espalhados pela área, impossibilitando a identificação imediata das vítimas. Segundo informações do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 4), a aeronave havia decolado do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), com destino ao Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), realizando um voo de Evacuação Aeromédica (MEDEVAC) com cinco ocupantes a bordo.
Más condições climáticas
Antes da queda, os pilotos solicitaram desvios de rota devido às condições meteorológicas adversas. Pouco tempo depois, o radar registrou oscilações de altitude e, em seguida, o sinal da aeronave desapareceu. As investigações preliminares não identificaram ainda os passageiros, e as condições do local e do clima atrasaram o início dos trabalhos de perícia.
A área foi isolada e, por determinação das autoridades, nenhuma alteração deve ser feita no cenário até a conclusão dos trabalhos das equipes de perícia, Corpo de Bombeiros e Instituto Médico Legal (IML). Foram expedidas requisições para exame necroscópico e identificação das vítimas, além da coleta de material genético para posterior confrontação, se necessário.
Mais informações serão divulgadas após a conclusão das diligências no local e os laudos técnicos do SERIPA e do IML.
#aeronave #vale360news #paraibuan #santabranca #policia #bombeiros #embraer #xingu
*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Veja as regras para o pagamento do IPVA SP 2025
Nova cirurgia de Lula é realizada e Presidente está bem, diz médico
WhatsApp, Instagram e Facebook com instabilidade no Vale do Paraíba nesta quarta-feira (11)