Prefeito de Aparecida é cassado pelos vereadores por aluguel de imóvel de ex-sogra pelo poder público. Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito (Podemos), foi julgado na sessão de Câmara desta quarta-feira (17/07), e por sete votos favoráveis e um contrário perdeu o mandato. A comissão processante apontou irregularidades no aluguel do prédio usado pelo PoupaTempo, que pertence à ex-sogra dele. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O ex-Prefeito de Aparecida já havia sido afastado do cargo pela Justiça, em fevereiro, pelo mesmo motivo. Em abril ele conseguiu voltar ao cargo. Na esfera judicial, Piriquito responde a um processo de improbidade administrativa.
O advogado que representa Luiz Carlos de Siqueira disse que não compareceu à sessão, porque não foi notificado a tempo. Ele informou que vai recorrer da decisão.
O contrato entre a prefeitura comandada por Luiz Carlos de Siqueira e Maria Aparecida Braga Vieira, ex-sogra de Piriquito, foi assinado em abril de 2022, prevendo o pagamento mensal de R$ 6,5 mil pela locação de um imóvel onde funciona o Poupatempo. Inicialmente, a Justiça suspendeu o pagamento do aluguel, mas não afastou o prefeito. O Ministério Público recorreu e, em segunda instância, o afastamento foi acatado. A defesa do prefeito argumentou que a contratação era legal e benéfica para a cidade.
Em abril de 2023, o Tribunal de Justiça de São Paulo anulou a sentença que determinava o afastamento de Luiz Carlos de Siqueira, permitindo seu retorno ao cargo. A decisão, publicada em 1º de abril, foi tomada pela 7ª Câmara de Direito Público, que acatou o recurso da defesa, reconhecendo a nulidade do acórdão anterior. O julgamento contou com a participação dos desembargadores Luiz Sérgio Fernandes de Souza, Mônica Serrano e Fernão Borba Franco. A defesa alegou erro de procedimento processual, justificando a necessidade dos Embargos de Declaração.
Veja como votou cada vereador:
A favor da Cassação
‘Xande’ – Carlos Alexandre Rangel de Santos (PSD) – a favor da cassação
Cláudio Gibelli (Patriota) – a favor da cassação
Zé Fábio Borges (PTB) – a favor da cassação
‘Gabi’ – Liliane Gabriele dos Santos (PL) – a favor da cassação
‘Gu Castro’ – Luiz Fernando de Castro Rocha (PSDB) – a favor da cassação
‘Simone do Fram’ – Simone Aparecida Ribas da Silva (PSDB)- a favor da cassação
‘Valdemir Budão’ – Valdemir Rodrigues Godoi (PL) – a favor da cassação
Contra a Cassação
‘Juninho Corpo Seco’ – Luiz Carlos Ferreira Junior (Podemos)- contra a cassação
*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias de turismo. Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Antônio Ozório mais um dos Secretários de Sérgio Victor, anunciados pelo prefeito eleito de Taubaté
Prefeito eleito de Caçapava faz nesta segunda (09) reunião de secretariado. Veja os escolhidos
Rosana Gravena será a nova secretária de Saúde de Taubaté