VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Preparação para cirurgia bariátrica

A preparação para cirurgia bariátrica começa a partir do momento em que há a decisão de procurar um especialista para tratar da obesidade. Este é um passo importante, uma vez que muitas pessoas que são obesas procrastinam e perdem tempo preciso para cuidar da saúde, crendo de que não necessitam de tratamento e que está tudo bem. Na verdade, não está. Vai tudo mal. É preciso querer dar este primeiro passo. Feito isso é agendar com o cirurgião bariátrico a primeira consulta e conhecer mais a respeito do processo. Nesta etapa vai haver o envolvimento de outros profissionais, como psicólogo, nutricionista e endocrinologista. Eles irão fazer o acompanhamento do paciente ao longo de todo o processo pré e pós-operatório.

Na primeira consulta, a regra é clara: é necessário perder peso para encarar a cirurgia bariátrica. Não entro nos pormenores deste processo, porque isso é de competência do médico especialista, responsável pela a orientação do paciente a respeito dos procedimentos para a cirurgia. Como ressaltei, a equipe multidisciplinar vai atuar de maneira a mostrar ao paciente quais são as orientações pré-cirúrgicas.

ENTRE NO CANAL BARIATRICADO NO TELEGRAM

Dieta, acompanhada por um nutricionista, para a perda de peso. Apoio psicológico para o entendimento do processo e busca por respostas desconhecidas a perguntas que surgirão ao longo desta etapa. É importante que não pairem dúvidas a respeito de como vai ser a cirurgia e o pós-operatório.

Quanto tempo leva a preparação para cirurgia bariátrica?

No meu caso a preparação para a cirurgia bariátrica duraria três meses. Após o período citado, já havia recebido os laudos para realizar o procedimento e restaria a autorização do convênio para a realização da mesma. Porém, devido a problemas particulares, posterguei a cirurgia por cerca de seis meses. O tempo de preparação vai depender das orientações que o médico e a equipe dele irão passar para o paciente.

Transcorrido os seis meses, o fato é que já havia ganhado mais peso do que perdido e estava com 145 kg, no dia da cirurgia. Precisava encarar este desafio e assim foi feito.

No próximo artigo, vou contar a respeito do dia da cirurgia bariátrica e as primeiras horas pós ter feito o procedimento, que no caso foi bypass.

* Por Jesse Nascimento, bariatricado, diretor do Vale 360 News