Previsão de mau tempo, com rajadas de vento de 100 km/h e temporais, coloca cidades e concessionárias do Vale do Paraíba em alerta . O Governo de São Paulo também está atento à situação e já disparou alertas pela Defesa Civil Estadual para risco de tempo severo entre esta sexta-feira (17) e o domingo (19/11). Os acumulados de chuva no período são muito altos, de até 150 milímetros (150 litros de água por metros quadrado), de acordo com o órgão estadual.
As condições de tempo severo podem acontecer devido a soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria, que criarão condições para pancadas de chuva forte. Além disso, há condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
As rajadas de vento poderão variar entre 60 e 80 km/h, com possibilidade de, próximo e durante o temporal, ter condições de chegar à 100 km/h em algumas áreas.
As defesas civis municipais também já divulgaram alertas, como São José dos Campos, Taubaté, Caçapava, Jacareí, Pinda e as quatro cidades do Litoral Norte (Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba). Há reforço também no contingente da Defesa Civil destas cidades.
A Prefeitura de Ubatuba faz um alerta que vale também para outras cidades, uma vez que é importante redobrar a atenção às regiões mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e outras ocorrências.
A Defesa Civil de Ubatuba reforça que a população jamais deve enfrentar enxurradas e inundações, pois são muito perigosas e podem arrastar uma pessoa. Moradores de área de risco precisam ficar atentos aos sinais que precedem os deslizamentos de terra, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados. Também é necessário evitar áreas arborizadas durante as tempestades devido ao risco de queda de árvores.
Concessionárias
A EDP, Distribuidora de energia do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, reforçou sua operação, após o alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo para tempestades e ventos de até 100 km/h neste final de semana.
O plano estratégico da Distribuidora também inclui o reforço do quadro de equipes técnicas para os atendimentos que exigem atuação em campo, garantindo a máxima segurança à população, além da parceria com órgãos municipais, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
No caso de elevação do nível de criticidade da operação, a Companhia atua com plano de priorização no atendimento a ocorrências que envolvam hospitais, postos de saúde, unidades de segurança pública e serviços essenciais, escolas, creches, asilos e os casos que possam oferecer risco à vida, além de clientes cadastrados que utilizam equipamento elétrico para a sobrevivência.
A Elektro que presta serviços em cidades da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte também se manifestou e ressaltou que “em período chuvoso, a distribuidora pede o apoio e a compreensão da população, já que temporais de grandes proporções geram maior impacto na rede aérea de distribuição de energia elétrica. Ciente desse fato, a Neoenergia Elektro reforça que aumenta significativamente o contingente profissionais em campo, na operação e no atendimento da população, para que o sistema volte a operar normalmente o mais rápido possível. A empresa está monitorando a previsão do tempo e posicionando estrategicamente suas equipes nos locais onde a previsão de impacto pode ser maior com o objetivo de minimizar os efeitos aos seus clientes”.
Orientações em caso de tempo severo
1 – Durante as tempestades, fique em casa;
2 – Se estiver na rua, não busque abrigo sob árvores;
3 – Evite tomar banhos durante a tempestade;
4 – Evite nadar no mar, lagos ou piscinas durante a tempestade;
5 – Não estenda roupas em varais de arame durante a aproximação da tempestade;
6 – Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas durante a tempestade;
7 – Retire os aparelhos eletroeletrônicos da tomada para evitar danos;
8 – Se estiver na rua, ao se deparar com fios caídos no chão, não se aproxime;
9 – Se estiver dirigindo, permaneça no veículo.
A reportagem ainda aguarda manifestação da Elektro, concessionária de energia que atende cidades da Serra da Mantiqueira e do Litoral Norte e da Sabesp.
*Foto de Capa: Agência Brasil
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Leia mais
Estação chuvosa dá as caras no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte a partir desta quarta-feira (09)
São Luiz do Paraitinga tem recorde histórico de calor e altas temperaturas foram as maiores do ano em várias cidades do Vale do Paraíba
Sol volta a predominar no Vale do Paraíba e semana terá dias de calor com temperaturas acima de 32ºC