"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

VÍDEO: Saiba por que os moradores do Vale do Paraíba devem participar das reuniões do Conseg

Advertisement

O Conselho Comunitário de Segurança, mais conhecido como Conseg, figura hoje como um dos pilares fundamentais da segurança pública. Amaury dos Santos, da Comunicação Social do Departamento Geral de Polícia Judiciária do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, destaca a importância dessa instituição e o papel crucial que desempenha na comunidade. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

“Hoje, o Conseg é um dos eixos da Segurança Pública, é uma instituição de Estado e toda a população deve participar das reuniões na sua cidade, na sua região. Procure se informar das reuniões e participe ainda que você não tenha nenhuma demanda. Na verdade, você vai lá para receber boas informações, inclusive no que tange a você se prevenir de eventuais situações criminais”.

A participação ativa da comunidade é um dos principais motores por trás do sucesso do Conseg. Com reuniões frequentes e abertas à população, o Conseg oferece um espaço para que os cidadãos possam se envolver diretamente na discussão e implementação de medidas de segurança em suas comunidades.

“E esses conceitos funcionam hoje muito bem e quem comanda a diretoria desses Consegs são pessoas voluntárias, não tem remuneração. São pessoas abnegadas que estão tentando fazer o melhor em prol do próximo, portanto, eu apoio realmente, sou entusiasta e vou continuar fazendo o meu melhor pelo Conseg na nossa região”.

O Conseg vai além do aspecto da segurança pública, abrangendo diversas questões que afetam o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade. “As pessoas ficam temerosas muitas vezes até de frequentar uma reunião. O Conseg não funciona só como uma demanda de segurança. Demanda pode ser de outros setores da própria cidade, muitas vezes aquela luz que tá queimada no seu bairro, aquela água que tá vazando lá no seu bairro, uma melhoria no trânsito. Tudo isso faz parte de Conseg. Então, procure se inteirar das reuniões de Conseg”.

Assim, o Conseg se revela como um instrumento essencial para promover a participação cívica, fortalecer os laços entre comunidade e polícia, e construir espaços mais seguros e inclusivos para todos. A participação ativa dos cidadãos nas reuniões do Conseg não só contribui para a formulação de políticas de segurança mais eficazes, mas também fortalece o tecido social e promove uma cultura de colaboração e cidadania.

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.