Em entrevista exclusiva ao Vale 360 News, Amauri dos Santos, investigador e chefe da comunicação do Deinter 01 (Departamento de Polícia Judiciária), forneceu detalhes sobre a investigação de uma série de furtos que ocorreram em salas comerciais no edifício Eco Tower, localizado na avenida Nelson D’Ávila, em São José dos Campos. O crime, que ocorreu na noite de 29 para 30 de junho de 2024, deixou comerciantes e empresários locais em alerta. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Segundo Amauri dos Santos, as investigações foram iniciadas imediatamente após o registro do boletim de ocorrência. “As investigações já foram iniciadas no momento em que está sendo lavrado o boletim de ocorrência, apurando aquilo que de fato foi levado. Outras vítimas deverão surgir, e é bom comunicar o DP, a delegacia de polícia da área, para que seja instaurado um inquérito policial”, explicou Amauri.
A importância de formar um conjunto probatório foi destacada pelo investigador. Ele explicou que a análise das circunstâncias relatadas no boletim de ocorrência é essencial para a identificação dos autores do crime. “São imagens, depoimentos de testemunhas, provas periciais e novas vítimas que serão ouvidas. Portanto, um trabalho de investigação genuína tem que ser feito nesse caso, até porque uma resposta tem que ser dada, e quem vai dar essa resposta é a polícia civil.”
Sobre a possibilidade de premeditação do crime, Amauri mencionou que há indícios de que pequenos furtos já vinham ocorrendo anteriormente, e que suspeitos já haviam sido notados na área. “Isso está sendo muito bem analisado e investigado para que realmente promovamos o esclarecimento e a justiça”, afirmou.
O investigador também detalhou os procedimentos a serem seguidos em caso de prisão dos suspeitos. Se a autoridade policial entender ser necessário um pedido de prisão temporária ou preventiva, os suspeitos passarão por uma audiência de custódia. “Tudo vai ser feito com muita cautela. A polícia civil hoje é muito técnica e trabalha com tecnologia, e aqueles que forem apresentados como autores deverão ser responsabilizados conforme o crime que foi cometido”, garantiu Amauri.
Quando questionado sobre mais detalhes da investigação, Amauri foi cauteloso. “Nós temos vários detalhes, mas não podemos comentar ou adiantar nada para não atrapalhar o trabalho investigatório. No momento certo, vamos dar as respostas que as partes envolvidas querem”, finalizou Amauri.
*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias de turismo. Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Perda de verba da educação: Prefeitura de Caçapava disse que não vai comentar alerta feito por ex-prefeita
Homem é executado a tiros em trilha de terreno baldio em Lorena
Jovem é baleado dentro de casa por dupla encapuzada em Pinda