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Subsídios ao transporte coletivo em São José dos Campos deve acontecer por meio da aquisição de ônibus elétricos

Prefeitura de São José dos Campos admite comprar parte da frota de ônibus elétricos para operar na cidade. A informação foi revelada em primeira-mão pelo Secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães.

A prefeitura espera divulgar o novo edital de concessão do transporte público nos próximos dez dias. Guimarães admite que esta é uma das formas de subsidiar o transporte público.

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Prefeitura de São José dos Campos admite comprar parte da frota de ônibus elétricos para operar na cidade
Foto: Prefeitura de SJC

Isso ajuda também a reduzir o valor da passagem de ônibus. A gente está avaliando. A cada dia mais os ônibus elétricos têm se mostrado viáveis. O sistema admite o subsídio. A gente já tem uma lei que autoriza a prefeitura a subsidiar o sistema para beneficiar o passageiro com uma passagem mais acessível. Então, isso já estava previsto no edital passado”, frisou o secretário

Jacareí, Pindamonhangaba e Taubaté já têm subsídios para o transporte.

Além da compra dos veículos, a prefeitura estuda uma fase de transição do atual sistema de transporte para o futuro modelo a ser implantado na cidade.

Apesar das mudanças em relação ao edital anterior, Guimarães ressaltou que a população não terá prejuízos com a nova concessão.

“A ideia é de que todas as premissas que a gente acordou com a população nas audiências públicas, nas consultas populares sejam mantidas. Então, isso vai ser mantido, e a gente vai entregar um transporte de melhor qualidade com maior conforto e uma tarifa mais acessível”, garantiu Guimarães.

Valor dos subsídios

A Secretaria de Mobilidade Urbana ainda não tem um estudo de quanto precisaria ser o subsídio do transporte público, mas acredita que ao fornecer a infraestrutura e os carros elétricos haverá redução dos custos. “ isso é uma forma de subsidiar o sistema, que foi o que a gente fez com a Linha Verde por exemplo. Todo aquele investimento sai da planilha tarifária. Então, a gente consegue subsidiar de uma forma controlada e mantendo uma tarifa mais acessível para o cidadão”, explicou Guimarães.

Homologação dos veículos elétricos

O Secretário de Mobilidade Urbana ressalta que os ônibus elétricos precisam de homologação e que no Brasil já há dois fornecedores que estão homologados pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). “A BYD que foi a fornecedora dos veículos elétricos tem todo o tipo de ônibus, não só esses grandes como a gente adquiriu, mas também os ônibus convencionais, os padrons. Higer Bus, que não tem fábrica no Brasil, mas ela faz a importação desses veículos já homologados tanto no Conselho Nacional de Trânsito quanto na SP Trans, em São Paulo, que faz uma homologação muito rigorosa”, finalizou Guimarães.