Prefeitura de São José dos Campos admite comprar parte da frota de ônibus elétricos para operar na cidade. A informação foi revelada em primeira-mão pelo Secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães.
A prefeitura espera divulgar o novo edital de concessão do transporte público nos próximos dez dias. Guimarães admite que esta é uma das formas de subsidiar o transporte público.
Participe do Grupo Geral de Notícias do Vale 360 News
“Isso ajuda também a reduzir o valor da passagem de ônibus. A gente está avaliando. A cada dia mais os ônibus elétricos têm se mostrado viáveis. O sistema admite o subsídio. A gente já tem uma lei que autoriza a prefeitura a subsidiar o sistema para beneficiar o passageiro com uma passagem mais acessível. Então, isso já estava previsto no edital passado”, frisou o secretário
Jacareí, Pindamonhangaba e Taubaté já têm subsídios para o transporte.
Além da compra dos veículos, a prefeitura estuda uma fase de transição do atual sistema de transporte para o futuro modelo a ser implantado na cidade.
Apesar das mudanças em relação ao edital anterior, Guimarães ressaltou que a população não terá prejuízos com a nova concessão.
“A ideia é de que todas as premissas que a gente acordou com a população nas audiências públicas, nas consultas populares sejam mantidas. Então, isso vai ser mantido, e a gente vai entregar um transporte de melhor qualidade com maior conforto e uma tarifa mais acessível”, garantiu Guimarães.
Valor dos subsídios
A Secretaria de Mobilidade Urbana ainda não tem um estudo de quanto precisaria ser o subsídio do transporte público, mas acredita que ao fornecer a infraestrutura e os carros elétricos haverá redução dos custos. “ isso é uma forma de subsidiar o sistema, que foi o que a gente fez com a Linha Verde por exemplo. Todo aquele investimento sai da planilha tarifária. Então, a gente consegue subsidiar de uma forma controlada e mantendo uma tarifa mais acessível para o cidadão”, explicou Guimarães.
Homologação dos veículos elétricos
O Secretário de Mobilidade Urbana ressalta que os ônibus elétricos precisam de homologação e que no Brasil já há dois fornecedores que estão homologados pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). “A BYD que foi a fornecedora dos veículos elétricos tem todo o tipo de ônibus, não só esses grandes como a gente adquiriu, mas também os ônibus convencionais, os padrons. Higer Bus, que não tem fábrica no Brasil, mas ela faz a importação desses veículos já homologados tanto no Conselho Nacional de Trânsito quanto na SP Trans, em São Paulo, que faz uma homologação muito rigorosa”, finalizou Guimarães.
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Atenção para 13 mil vagas em cursos gratuitos no Senac Vale do Paraíba. Saiba como se inscrever
Embraer vende 182 aviões para a Flexjet em acordo de até R$ 41 bilhões. Entenda
Tarifa de ônibus em São José dos Campos aumenta para R$ 6