O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) emitiu uma decisão nesta quonta-feira (01/02), suspendendo temporariamente os procedimentos de Chamamento Público da Prefeitura Municipal de São José dos Campos para gestao das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). A medida foi tomada em resposta a representações apresentadas pelo Instituto de Atenção à Saúde e Educação, que questionou aspectos dos editais relacionados à contratação de organizações sociais para a administração de unidades de saúde na cidade. AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Os procedimentos em questão se referem ao edital nº 379/SS/2023 e edital nº 380/SS/2023, que visam à contratação de organizações sociais para a administração, gerenciamento e operação da UPA Putim, UPA Alto da Ponte, UBS Alto da Ponte, UBS Altos de Santana, UBS Jardim Telespark e UBS Santana e manutenção dos próprios públicos permissionados, pelo valor de R$ 110 milhões.
Entre os pontos de contestação apresentados pelo Instituto, destaca-se a crítica à exigência de quantitativos mínimos em anos e número de Unidades de Saúde, que, segundo a representação, limitaria a participação de diversas organizações sociais potenciais. Além disso, a requisição de Certidão Negativa de Apenado de Impedimentos de Contratos/Licitação e de Repasses emitidas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE e Consulta Consolidada de Pessoa Jurídica do Tribunal de Contas da União – TCU também foi contestada.
A decisão do TCESP determina a imediata paralisação dos procedimentos impugnados até que haja uma deliberação final sobre as representações apresentadas. A Comissão de Licitação responsável pelos processos deve abster-se de realizar ou prosseguir qualquer ato relacionado a eles.
A Prefeitura Municipal de São José dos Campos tem um prazo máximo de 5 (cinco) dias para apresentar cópia integral dos Editais e dos seus Anexos para análise do TCESP, ou, alternativamente, certificar que as cópias dos Editais acostadas aos autos correspondem fielmente à integralidade dos originais. A Administração também deve apresentar alegações e esclarecimentos sobre as questões levantadas nas representações.
Caso a Prefeitura opte pela anulação ou revogação dos procedimentos, ela deverá encaminhar um parecer devidamente fundamentado, com aprovação do responsável competente do órgão, e publicar o ato na imprensa oficial. O não cumprimento dessas determinações poderá resultar em sanções.
Após o prazo concedido à Prefeitura, os autos serão encaminhados para manifestação da Assessoria Técnica e do Ministério Público de Contas. A decisão do TCESP também foi transmitida por e-mail à Prefeitura.
A data de abertura da sessão pública da seleção nº 003/SS/2023 estava prevista para esta sexta-feira 02 de fevereiro de 2024.
Outro lado
A Prefeitura de São José dos Campos foi procurada para se posicionar a respeito da decisão do TCE e disse que respeita as decisões do órgão.
“A Prefeitura de São José dos Campos respeita as decisões do TCE-SP e está analisando o caso para adotar a decisão cabível com brevidade.”
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Apostador de Campos do Jordão leva bolada na Lotofácil
Prefeitura de Caçapava diz que uso de maquinário público em fazenda particular foi pautado por critérios técnicos, legais e ambientais
“‘Pânico’, que ateou fogo em moto em Caçapava, é identificado pela Polícia”