Temperaturas superam os 34ºC no Vale do Paraíba, nesta segunda-feira (09/09), e umidade é comparada a de desertos. O calor escaldante não deve dar trégua na região durante esta semana e só deve ser amenizado com a chegada de uma frente fria. Até lá os dias serão extremamente quentes, secos e com muita fumaça. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Nesta segunda, Cachoeira Paulista registrou 34,3ºC , às 15h, e teve a temperatura mais alta do Vale do Paraíba, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Taubaté teve a segunda maior temperatura do dia, com 34,2ºC, às 16h. Em São Luiz do Paraitinga, a máxima do dia foi de 33,5ºC.
Na Serra da Mantiqueira, a estação oficial de Campos do Jordão registrou 25,8ºC. Já no Litoral Norte, em Bertioga, a estação de referência do Inmet para a região marcou 22,4ºC .
Umidade
Os índices de umidade relativa do ar ficaram muito fora dos padrões admitidos pela Organização Mundial da Saúde. Os índices chegaram a ficar abaixo do que é observado no Deserto do Saara, na África, cujas marcas variam de 14% a 20%. O Deserto do Atacama, no Chile, tem índices menores, cerca de 10%, como foi observado nesta segunda no Vale do Paraíba.
Cachoeira Paulista registrou 10,9% de umidade relativa do ar no pior momento do dia. São Luiz teve 12%, Taubaté 13% e Campos do Jordão 16%.
A qualidade do ar segue extremamente prejudicada pelas fumaças das queimadas que cobrem quase todo o brasil.
Próximos dias
A recomendação das autoridades é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas.
A terça-feira (10) segue com sol, calor, baixos índices de umidade e formação de névoa seca. As temperaturas permanecem acima da média e devem variar entre mínimas de 20°C e máximas que podem superar os 34°C.
Na quarta-feira (11) o tempo segue seco e ensolarado com formação de névoa seca na região. A sensação de calor para a época do ano persiste e os termômetros devem variar entre mínimas de 20°C e máximas que podem superar os 34°C, com índices de umidade atingindo valores abaixo dos 20%.
Os dias mais quentes da semana serão quinta e sexta-feiras, quando as temperaturas podem atingir 37°C.
Leia mais
Previsão de raios, rajadas de vento e chuva para cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Estação chuvosa dá as caras no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte a partir desta quarta-feira (09)
São Luiz do Paraitinga tem recorde histórico de calor e altas temperaturas foram as maiores do ano em várias cidades do Vale do Paraíba