Trabalhadores da GM em São José dos Campos fazem nova paralisação devido a demissões realizadas recentemente. A produção ficou parada por duas horas na manhã desta segunda-feira (29/07), quando foi realizada uma assembleia do Sindicato dos Metalúrgicos com os trabalhadores do primeiro turno. Ao todo foram desligados 50 funcionários nos últimos dias, de acordo com o Sindicato. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Na assembleia desta segunda, os trabalhadores aprovaram o pedido para a reintegração dos 50 demitidos, estabilidade no emprego e, se as demissões forem inevitáveis, os funcionários pedem para que seja aberto Programa de Demissão Voluntária (PDV).
Esta é a segunda paralisação realizada na fábrica, desde sexta-feira. “A montadora fez os cortes, semana passada, atingindo aposentados e lesionados. A GM alega que as demissões fazem parte do plano de reestruturação da empresa e da estratégia de redução na massa salarial. Recentemente, a GM contratou 70 trabalhadores, o que deixa claro que a estratégia da empresa passa pela demissão de funcionários com salários mais altos e contratação de outros, com salários menores”, diz comunicado do Sindicato.
Reunião
Uma reunião entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e a montadora está marcada para hoje, às 14h. O Sindicato vai levar para a mesa de negociação as exigências aprovadas em assembleia.
“As duas paralisações, de sexta e de hoje, mostram que não aceitaremos essa afronta feita pela GM. Como já é tradição na categoria, vamos nos manter unidos e organizados para lutar em defesa dos empregos”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Valmir Mariano.
A GM produz, em São José dos Campos, os modelos Trailblazer e S10, além de motores e transmissão. A montadora emprega cerca de 3.150 trabalhadores na cidade.
Foto de Capa: Roosevelt Cássio/Sindmetal
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias de turismo. Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Leia mais
Isenção do IPTU em Pinda deve ser pedida até 31 de outubro. Saiba como solicitar
Feira de empregabilidade em Taubaté oferece mais de 500 vagas
Funcionários da GM São José dos Campos decidem se entram em greve nesta segunda (16)