Trabalhadores protestam contra demissões na GM de São José dos Campos. O Sindicato dos Metalúrgicos informou, na tarde desta sexta-feira (26/07), que a montadora desligou 50 trabalhadores desde segunda (22) e, consequentemente, a produção foi paralisada na planta do Vale do Paraíba no período. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Com a continuidade dos cortes nesta sexta, cerca de 2 mil metalúrgicos da produção decidiram interromper o trabalho. A paralisação ocorreu dentro da fábrica, das 13h às 15h, após assembleia interna com o Sindicato. Cerca de 50 carros, entre os modelos S10 e Trailblazer, deixaram de ser produzidos.
As demissões atingem todos os setores e parte dos demitidos são aposentados, segundo o Sindicato, que disse repudir “veementemente os desligamentos” e que os mesmos não foram negociados previamente com a entidade. “O Sindicato exige que a empresa reveja os cortes e iniciou, junto aos metalúrgicos, a luta por estabilidade no emprego”.
O Sindicato, por meio de nota, destacou que “de acordo com a GM, as demissões fazem parte do processo de reestruturação da fábrica, iniciado no ano passado. A montadora também alega necessidade de redução na massa salarial, o que é uma contradição, já que o lucro líquido da empresa teve crescimento de 14,3% no segundo trimestre deste ano”, destaca a nota.
“Os trabalhadores da GM já estão mobilizados e exigem estabilidade no emprego. É um absurdo demitir em pleno crescimento. O Sindicato atuará ao lado dos metalúrgicos nessa luta em defesa dos postos de trabalho”, explica o secretário-geral da entidade, Renato Almeida.
As demissões acontecem após a montadora anunciar o lançamento da S10 2025. A GM produz, em São José dos Campos, os modelos Trailblazer e S10, além de motores e transmissão. A montadora emprega cerca de 3.150 trabalhadores na cidade.
A GM disse que não vai comentar a respeito das demissões.
Foto de capa: Roosevelt Cássio/Sindmetal SJC
*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias de turismo. Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Justiça autoriza retomada de obra de supermercado no Urbanova, em São José dos Campos, em suposta área de preservação ambiental,
Manutenção emergencial pode afetar abastecimento de água no Quiririm em Taubaté nesta terça (1)
Criança em bicicleta é atropelada por ônibus do transporte coletivo em São José dos Campos