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Três das 10 melhores rodovias do Brasil estão no Vale do Paraíba. Saiba quais são

A pesquisa CNT de Rodovias 2024, divulgada nesta terça-feira (19/11), apontou que três das 10 melhores rodovias do Brasil estão localizadas no Vale do Paraíba. O levantamento, que avaliou mais de 111 mil quilômetros de vias pavimentadas, classificou a Rodovia dos Tamoios (SP-099) como a segunda melhor do país. O trecho, que conecta São José dos Campos a Caraguatatuba, ficou atrás apenas da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre Ourinhos e Presidente Epitácio. A Rodovia dos Tamoios é administrada pela Concessionária Tamoios. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

A lista das 10 melhores estradas inclui ainda o Corredor Carvalho Pinto/Ayrton Senna (SP-070), que ocupa a nona posição. Essa rodovia liga Taubaté à capital paulista e tem administração da Ecopistas. Já a décima posição ficou com a Rodovia D. Pedro I (SP-065), que conecta Jacareí a Campinas, também localizada na região e administrada pela Rota das Bandeiras.

A Rodovia Presidente Dutra, a principal estrada do Brasil, foi classificada na 15ª posição. A avaliação leva em conta o trecho entre Queluz (SP) e Barra do Turvo. Entre Queluz e São Paulo, a estrada é administrada pelo grupo CCR e é conhecida como Rodovia Presidente Dutra. Entre São Paulo e Barra do Turvo a concessão é da Arteris e no trecho a rodovia é chamada de Régis Bittencourt. Toda a extensão é a BR-116.

Investimento e qualidade

Segundo a pesquisa, o desempenho positivo das rodovias da região está diretamente relacionado ao modelo de concessão ao setor privado. De acordo com o levantamento, 63,1% das rodovias concedidas são classificadas como ótimas ou boas, enquanto apenas 22,7% das públicas alcançam o mesmo nível de avaliação.

Esses índices refletem a qualidade do pavimento, sinalização e geometria das vias, itens que são analisados em profundidade para determinar o estado geral das rodovias.

Melhorias e desafios

A CNT estima que o investimento necessário para reconstrução, restauração e manutenção da malha rodoviária brasileira é de R$ 99,7 bilhões. O presidente da confederação, Vander Costa, destacou a relevância de recursos próprios, como o pedágio em rodovias concedidas, para garantir qualidade.

“As rodovias concedidas têm recursos próprios, o que permite maior qualidade e segurança. Por outro lado, a ausência de investimentos consistentes nas rodovias públicas impacta diretamente a infraestrutura e a segurança dos usuários”, afirmou Costa.

Outros destaques da pesquisa

O levantamento identificou uma redução de 7,6% nos pontos críticos das rodovias em relação a 2023, como buracos, erosões e quedas de barreiras. No entanto, desafios permanecem, principalmente em rodovias sob gestão pública, que enfrentam limitações financeiras para melhorias.

Rodovias estaduais em destaque

Das 10 melhores rodovias classificadas, nove estão em São Paulo, evidenciando o diferencial do estado na gestão da malha rodoviária. Além do modelo de concessão, São Paulo se destaca pelo maior volume de recursos destinados à infraestrutura, mesmo diante da queda de arrecadação de impostos como a Cide-Combustíveis.

Classificação das três rodovias do Vale do Paraíba

  • 2ª posição: Rodovia dos Tamoios (SP-099) – Conecta São José dos Campos a Caraguatatuba.
  • 9ª posição: Corredor Carvalho Pinto/Ayrton Senna (SP-070) – Liga Taubaté a São Paulo.
  • 10ª posição: Rodovia D. Pedro I (SP-065) – Conecta Jacareí a Campinas.

Veja o ranking

10 melhores:

  • SP-270, de Presidente Epitácio a Ourinhos (SP)
  • SP-099, de São José dos Campos a Caraguatatuba (SP)
  • SP-225, de Itirapina a Santa Cruz do Rio Pardo (SP)
  • SP-021, de São Paulo a Arujá (SP)
  • SP-348, de Cordeirópolis a São Paulo (SP)
  • RJ-124, de Rio Bonito a São Pedro da Aldeia (RJ)
  • SP-463, de Ouroeste a Clementina (SP)
  • SP-300, de Castilho a Jundiaí (SP)
  • SP-070, de Taubaté a Guarulhos (SP)
  • SP-065, de Campinas a Jacareí (SP)

10 piores:

  • PE-545, de Exu a Ouricuri (PE)
  • PE-096, de Palmares a Barreiros (PE)
  • PB-400, de Cajazeiras a Conceição (PB)
  • RN-118, de Macau a Itajá (RN)
  • PE-177, de Quipapá a Garanhuns (PE)
  • RS-153, de Barros Cassal a Vera Cruz (RS)
  • RS-640, de São Vicente do Sul a Rosário do Sul (RS)
  • RJ-155, de Barra Mansa a Angra dos Reis (RJ)
  • PB-066, de Ingá a Itambé (PB)
  • AC-010, de Porto Acre a Rio Branco (AC)

A pesquisa reafirma a importância de investimentos contínuos em infraestrutura, destacando o impacto positivo das rodovias bem avaliadas na economia e segurança dos usuários.

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