"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Vereador de São Bento do Sapucaí dá facada em homem e disse ter agido em legítima defesa

O vereador Beto Mendes (PSDB), de 45 anos, de São Bento do Sapucaí, está sendo investigado por lesão corporal após desferir uma facada em um homem em um bar na Rua Major Domingues de Carvalho, na noite de terça-feira (17/09), por volta das 21h43. O caso foi registrado na Delegacia de Campos do Jordão e está sob investigação. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada via COPOM (Centro de Operações da PM) para atender uma ocorrência de agressão com o uso de arma branca. Ao chegarem ao local, o bar já estava fechado, mas a informação inicial obtida indicava que a vítima,  havia sido atingida na cabeça e socorrida para a Santa Casa de São Bento do Sapucaí, onde recebeu atendimento médico e sutura no ferimento.

Na Santa Casa, a vítima, de 30 anos, relatou que já tinha desavenças anteriores com o vereador. Segundo ele, ao entrar no bar onde Beto Mendes estava, aproximou-se e disse: “Vamos se resolver?” Em seguida, afirmou que o vereador sacou uma faca e o atingiu na parte posterior da cabeça.

A Polícia então se dirigiu ao estabelecimento do vereador, onde ele foi localizado. Beto Mendes afirmou que está em campanha para reeleição e que parou no bar para tomar uma cerveja. De acordo com o vereador, a vítima teria entrado no local com um soco inglês e se aproximado de maneira agressiva, tentando desferir um golpe. Diante disso, Beto Mendes alegou que, em legítima defesa, pegou um objeto que estava sobre o balcão do bar e atingiu Alexandre. Ele não soube especificar que objeto utilizou no momento da agressão e afirmou que deixou o local logo em seguida.

O vereador não sofreu lesões corporais e compareceu à delegacia acompanhado de seu advogado. No local do incidente, não foram encontradas testemunhas que pudessem confirmar as versões apresentadas, e tanto a faca quanto o soco inglês mencionados não foram localizados.

Diante das versões contraditórias, a autoridade policial considerou que, neste momento preliminar, não é possível determinar com precisão quem iniciou a agressão ou quem agiu em legítima defesa. Um inquérito policial será instaurado pelo delegado titular de São Bento do Sapucaí para apurar os fatos com mais detalhes. Também foram expedidas requisições de exame de corpo de delito para ambos os envolvidos.

A reportagem fez contato com a defesa do vereador, que disse que se manifestou por nota, que é publica abaixo.

Diante da veiculação de notícias na imprensa local, bem como postagens nas redes sociais, dando conta da prática de crime de lesão corporal, que teria sido cometido na cidade de São Bento do Sapucaí, pelo Vereador Roberto de Medeiros Mendes, conhecido como Beto Mendes, registra-se que, imediatamente após os fatos ocorridos, se prontificou a comparecer a delegacia de polícia de plantão para prestar todos os esclarecimentos.

A apuração dos fatos e seus desdobramentos está a cargo da Polícia Civil local, e a análise jurídica do caso incumbe ao Ministério Público, que após as devidas investigações e produção das provas, poderá ter base para adotar as medidas judiciais cabíveis.

Muito embora esteja diante de episódio, que geram numerosos questionamentos acerca da dinâmica dos fatos e suas consequências jurídicas, é importante consignar que o procedimento seguirá todos os parâmetros da legislação, em obediência aos Princípios do Devido Processo Legal e da Ampla Defesa e Contraditório.

É necessário consignar, que as notícias que vem sendo veiculadas nas mídias locais e redes sociais, estão pautadas apenas nos relatos das partes, conforme consta do boletim de ocorrência, de tal modo devem ser recebidas com cautela, evitando assim de serem tendenciosas, pois, trata-se de fatos prematuros que necessitam de apuração.

A perseguição por parte do ofendido em face do vereador, tem ocorrido desde o começo do ano de 2024, com idas a sua residência, denúncias, ameaças, tudo que já faz parte de um procedimento investigativo junto a Delegacia de Polícia Civil de São Bento do Sapucaí.

Desde que teve início as ameaças do ofendido em face do vereador, este tem evitado andar sozinho com receio que viesse a acontecer o que ontem aconteceu, tem-se a certeza de que durante a instrução processual com a apresentação das testemunhas que presenciaram os fatos, provará que a conduta do vereador foi pautada na legítima defesa, conforme pode ser verificado do próprio relato do ofendido em sede da Delegacia ao registrar a ocorrência que o Vereador já se encontrava no local, assim como de sua extensa ficha criminal.

Há indícios de que tal situação ocorreu em decorrência de oposição política, o que já está sendo devidamente apurado e será levado a autoridade competente. Estamos comprometidos em esclarecer a verdade e a preservar a honra e a dignidade do Vereador Beto Mendes. Acreditamos que a justiça será feita e que a verdade prevalecerá. Por fim, registra-se haver plena convicção de que os fatos serão totalmente esclarecidos e o verdadeiro culpado, punido no rigor da Lei”.

Siga nosso Instagram