Em recente entrevista concedida à Agência SP, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, abordou a crescente preocupação com a segurança pública na região do Vale do Paraíba, destacando a tentativa de invasão de facções criminosas oriundas do Rio de Janeiro como um dos principais desafios enfrentados pela área. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Ao explicar o porquê da região metropolitana do Vale do Paraíba apresentar uma taxa de homicídios superior à média estadual, o governador afirmou que o estado de São Paulo possui a menor taxa de homicídios do Brasil, com 5,6 homicídios a cada 100 mil habitantes. “São Paulo é o estado mais seguro do Brasil em termos de homicídios. Temos uma taxa menor do que a dos Estados Unidos e a menor taxa brasileira”, destacou Tarcísio de Freitas. Contudo, ele ressaltou que esse índice, apesar de positivo, não permite comemoração. “Isso tem muito a ver com a distribuição do crime ao longo do nosso território. O Vale do Paraíba sofre mais porque está sob a ameaça de invasão de facções criminosas do Rio de Janeiro, que tentam entrar em São Paulo.”
O governador enfatizou que a violência na região é amplificada pela disputa entre essas facções. “80% dos homicídios cometidos no Brasil estão relacionados à disputa por pontos de drogas, e é por isso que o Vale é mais violento. Existe uma disputa entre facções que vêm do Rio de Janeiro e a facção que é anti-hegemônica aqui em São Paulo.”
No combate a essa situação, Tarcísio de Freitas mencionou as ações do governo estadual, destacando as maiores operações da história contra a facção hegemônica de São Paulo, focando principalmente na lavagem de dinheiro e em negócios lícitos que servem para ocultar ganhos ilícitos provenientes do tráfico internacional de drogas. “Já realizamos operações nos transportes coletivos, na infiltração em prefeituras, e planejamos outras operações. Recentemente, fizemos uma grande operação no centro da cidade de São Paulo para combater esse ecossistema criminoso, e o Vale do Paraíba está entre as nossas prioridades.”
Além das operações, o governador destacou o aumento do efetivo policial como uma medida crucial para a melhoria da segurança na região. “Estamos falando da contratação de 18 mil novos policiais, uma contratação muito relevante. Já temos 4.017 policiais civis em formação e 3.500 na fase final de concurso público. Isso representará uma renovação de 30% do efetivo da Polícia Civil. Até o final do ano, em dezembro, formaremos mais 3 mil policiais militares, que serão destinados a unidades prioritárias no estado, incluindo o Vale do Paraíba.”
Outra estratégia mencionada por Tarcísio de Freitas é o uso intensivo de tecnologia na segurança pública. Ele destacou que o Vale do Paraíba será uma área prioritária para a implantação da Muralha Paulista, um sistema integrado de dados e sensores que visa predizer comportamentos criminosos e otimizar a alocação do efetivo policial. “Nossa ideia é ter mais sensores e usar essas informações, tratadas com inteligência artificial, para dispor nosso efetivo de forma mais eficiente e combater a mobilidade criminal.”
O governador finalizou ressaltando a importância dessas medidas para a redução dos índices criminais na região. “Se conseguirmos efetividade no combate ao tráfico de drogas no Vale do Paraíba, os indicadores de homicídio e outros crimes vão ceder. O reforço de efetivo e o uso de inteligência serão nossos aliados para melhorar a situação.”
Números da Violência no Vale do Paraíba
Atualmente, a a região tem taxa de 13,06 homicídios por 100 mil habitantes, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Os sete primeiros lugares do ranking das cidades mais violentas do estado são ocupados por municípios do Vale – eram cinco na lista anterior. Cruzeiro lidera com 38,69 vítimas de homicídio por 100 mil habitantes, com Lorena em segundo (24,75). As outras são Guaratinguetá (24,57), Caraguatatuba (24,47), São Sebastião (22,08), Ubatuba (19,36) e Caçapava (17,67). Araçatuba caiu para a oitava colocação da lista, com taxa de 17,36, seguida por Pindamonhangaba (15,72), que ocupa o 9º lugar.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Parada de Natal em Caçapava promete encantar moradores
Comprinhas internacionais irão ficar ainda mais caras com aumento de ICMS pelos Estados
Briga generalizada em saída de balada em São José dos Campos deixa três pessoas feridas