"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Volks Taubaté vai colocar 800 trabalhadores em layoff de até cinco meses

Advertisement

Volks Taubaté vai colocar 800 trabalhadores em layoff de até cinco meses. A medida foi anunciada pelo Sindimetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté) e será adotada a partir de 1º de agosto. O tempo mínimo da suspensão dos contratos de trabalho será de dois meses e serve para adequar o volume de produção ao mercado, segundo a montadora.

O anúncio da montadora foi comunicado oficialmente pela empresa ao Sindmetau na tarde de sexta-feira (14/07). Logo na sequência, foi realizada uma assembleia na fábrica com os trabalhadores.

“Infelizmente, a taxa de juros, a Selic, continua em 13,75% e inviabiliza a venda de carros novos, já que dois terços dessas vendas são feitas por financiamento. Com isso, as montadoras têm enfrentado um acúmulo de veículos em estoque nos pátios”, explicou o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião.

Durante a assembleia, Claudião reafirmou a importância do acordo coletivo feito entre o Sindicato e a Volks, que garante estabilidade até 2025. “Desde que firmamos o acordo em 2020, o qual foi renovado ano passado, até agora, a montadora utilizou um terço dos dias produtivos para aplicar medidas de flexibilização, como layoff, férias coletivas, shutdown, dayoff e banco de horas.”

Neste ano, a Volks já havia protocolado um pedido de layoff. Inicialmente a medida seria aplicada em junho e depois foi adiada para julho. Com o lançamento do programa de carros populares, a montadora chegou a anunciar que não adotaria mais a suspensão dos contratos neste ano.

Mas com a manutenção da taxa Selic, os planos foram novamente ajustados. Entre 26 de junho e 3 de julho, os trabalhadores ficaram fora da produção por meio de shutdown e dayoff, retornando no último dia 4 de julho. Agora, a nova previsão é de que o layoff seja iniciado em agosto.

A VW conta com cerca de 3.100 trabalhadores e trabalhadoras em Taubaté. Atualmente, a unidade produz o Polo Track, novo carro de entrada da montadora. O acordo coletivo também estabeleceu a produção de um SUV compacto para fábrica a partir de 2025.

*Com informações do Sindmetau

Bandidos estouram parede de banco em Taubaté, mas fogem sem levar nada

*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.