"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

800 trabalhadores, 20% do quadro de funcionários, foram demitidos pela GM, diz Sindicato

Advertisement

800 trabalhadores foram demitidos pela GM, diz Sindicato dos Metalúrgicos. Os funcionários foram comunicados da demissão por telegrama no último sábado (21/10). Na manha desta quarta, eles penduram uniformes em frente à fábrica em um gesto simbólico contra os desligamentos considerados pelo sindicato como arbitrários. A maioria dos funcionários demitidos estava em lay-off (suspensão dos contratos de trabalho). Os funcionários tinham a garantia de estabilidade do emprego, que foi assinado pela GM, em junho.  CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

Os cortes representam 20% do quadro atual de funcionários da montadora americana, que teve na planta de São José dos Campos redução de 6% na produção dos veículos S10, em 2023. A greve está no terceiro dia e a produção toda paralisada. A fábrica de São José dos Campos possui cerca de 4 mil trabalhadores e produz 150 carros por dia.

Um novo ato será realizado nesta quinta-feira (26), às 9 horas, na sede do Sindicato (Rua Maurício Diamante, 65, Centro, São José dos Campos), e seguirá pelo centro da cidade.

Reunião na Secretaria da Fazenda sobre os demitidos pela GM 

Uma reunião com os representantes do Governo de São Paulo acontece com sindicalistas na tarde desta quarta-feira em São Paulo. Além de membros do Governo estarão presentes integrantes dos Sindicatos dos Metalúrgicos de São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes.

Os sindicalistas serão recebidos pelo secretário da Fazenda e Planejamento Samuel Yoshiaki Oliveira Kinoshita, em São Paulo. As entidades ainda aguardam retorno sobre reunião com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Os três sindicatos também enviaram carta ao governo Lula (PT), solicitando reunião com a Presidência e o Ministério do Trabalho em caráter de urgência para discutir medidas em socorro dos trabalhadores.

“O varal de uniformes simboliza a luta em defesa dos empregos e chama a atenção da sociedade para que todos se unam a essa mobilização. Seguiremos firmes na greve e na batalha para cancelar os cortes arbitrários”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Valmir Mariano.

Anderson e Felício se calam

O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), e o vice-governador, Felício Ramuth, do mesmo partido, ainda não se manifestaram a respeito da demissão em massa na GM. Já são quatro dias e nenhuma movimentação dos principais políticos da cidade neste momento.

*Foto de Capa: Roosevelt Cassio/Sindicato dos Metalúrgicos

WhatsApp Image 2023 10 24 at 12.55.11

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.