Adolescente, de 13 anos, queria matar colegas da Escola Moura Resende, em Caçapava, por causa de Bullying. Ele confessou na delegacia que usaria uma faca e depois se mataria. O plano de adolescentes para cometer atos homicidas foi revelado em primeira mão pelo Vale 360 News, no fim da tarde do domingo (12/03), depois de uma operação da Delegacia de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) do DEIC (Departamento Especializado de Investigações Criminais) de São Paulo, que desarticulou os ataques em Caçapava e São José dos Campos.
O adolescente de Caçapava foi encontrado pela Vila Naly, com o apoio de policiais da delegacia da cidade. Inicialmente, eles o procuraram na casa da mãe, pela Vila Antônio Augusto, mas não o encontraram, porém no imóvel os policiais acharam uma mochila usada por ele e dentro dela havia uma faca, uma bandana e um caderno com várias anotações de situações que se supõem
tratar de massacres escolares. A mãe foi questionada a respeito da localização do filho e indicou que o menino estava na casa do pai, na Vila Naly.
O adolescente foi encontrado no endereço do pai e na companhia da mãe, na delegacia, de acordo com o boletim de ocorrência, reconheceu os perfis usados nas redes sociais, através do telefone celular da genitora. Ele reconheceu que as conversas exibidas e que foram apresentadas nos autos eram dele e que de fato pensava em cometer atos homicidas na escola Moura Resende, onde estudou até 2022, porque era alvo de bullying e queria se vingar de colegas que o “provocavam”. A ideia, segundo relevou, era cometer os atos em 18 de março próximo, porém pensou em mudar o dia, uma vez que a data seria a do aniversário dele e a mãe ficaria triste por isso. Na delegacia, ainda, foi questionado do motivo de querer atentar contra sua vida e de outras pessoas e disse que toda vez que se lembra do “bullying” que sofreu tem esse sentimento (de vingança).
Apoiador
O adolescente ressaltou que conversava com uma outra pessoa, um homem, pela internet para lhe apoiar e ajudar a fazer o ataque na escola. E que tal homem, chegou a lhe mandar fotos e vídeos cometendo maus-tratos a animais, especificamente lhe mandou um link, no qual cortava a cabeça de um gato. O adolescente questionou o homem a respeito do motivo dele matar animais, e ele lhe disse achar legal e que fazia aquilo para saciar a vontade de matar os amigos no colégio.
Os objetos encontrados
A faca seria usada para matar os amigos e depois se matar. A bandana era usada para tirar fotos e colocar nas redes sociais. A bandana não seria utilizada no crime. Ele ressaltou que cometeria o crime com rosto descoberto. O caderno tinha desenhos e frases alusivos a ataques e era utilizado para que as pessoas soubessem, depois dos atos, que o crime havia sido planejado.
Liberado e em tratamento
O menor foi ouvido na delegacia e liberado. A mãe foi orientada a genitora a procurar ajuda médica profissional para o adolescente e informou que já o fez, ressaltando que o filho está fazendo tratamento com psicólogo. As investigações prosseguirão pela DCCIBER/DEIC de São Paulo Capital. A operação na manhã deste domingo aconteceu em cumprimento ao mandado de busca e apreensão decorrente dos autos de um processo que corre na Vara da Infância e da Juventude, da Comarca de Taubaté, que apura a conduta de ataques a escolas da cidade de Caçapava e região.
*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre na nossa comunidade.
ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DE CAÇAPAVA. É GRÁTIS!
Leia mais
Adolescente é apreendido por “testar” arma de fogo em São José dos Campos
Ligação entre avenida de Jacareí e Via Oeste em São José dos Campos deve ser entregue neste mês
Prefeitura de São José dos Campos aprova projeto urbanístico do Terreno das Vaquinhas