VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Associação de Mulheres Empreendedoras e Empresárias de São José dos Campos (AME) lança abaixo-assinado pedindo Delegacia da Mulher 24 horas na cidade

Advertisement

No mês em que se comemora o dia Internacional da mulher, a Associação de Mulheres Empreendedoras e Empresárias de São José dos Campos (AME) está fazendo um abaixo-assinado para solicitar que a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), da cidade, funcione 24 horas por dia e durante a semana toda, inclusive aos fins de semana. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

Atualmente, a delegacia só funciona de segunda a sexta e até 19h, o que desestimula as denúncias e coloca a mulher em uma situação de ainda mais vulnerabilidade, segundo a Presidente da Associação, Bruna Daniely.

O abaixo-assinado coleta assinaturas online e é uma forma, segundo Bruna “de dar voz às mulheres, pois a DDM 24 horas é necessária, já que durante o dia, via de regra, as pessoas estão trabalhando e a noite que os casais se encontram e a violência acontece e isso é potencializado aos finais de semana”, disse. Bruna ainda relata, que recentemente viu uma das integrantes do grupo precisar ir até à DDM e ao chegar, estava fechada, e isso foi o marco para o início desta luta.

A advogada Débora Ewenne, que também integra a associação e auxiliou na elaboração da petição pública, ressalta “que já existe lei federal determinando o funcionamento ininterrupto das Delegacias de Defesa da Mulher e cobrar seu cumprimento é um dever de todo cidadão”. Ewenne acrescenta que “todas as conquistas das mulheres são por meio de luta e a Associação resolveu iniciar essa petição, no mês da mulher, em prol delas, sendo importante ter um local especializado o tempo todo disponível para que a mulher se sinta estimulada a denunciar”.

Em março de 2022, diversos portais de notícias anunciaram que a DDM de São José poderia funcionar 24h por dia, a partir de agosto daquele ano, porém, até hoje isso não virou realidade no município.

A Associação pretende colher o máximo de assinaturas possíveis e levar o abaixo-assinado ao Prefeito, para que também endosse o documento e some forças em prol desta necessidade, que é urgente para às mulheres. Em seguida, membros da AME pretendem ir à Secretaria de Segurança Pública e à sede do governo do Estado entregar a solicitação nas mãos do governador Tarcísio de Freitas.

Para fazer adesão ao abaixo-assinado, basta clicar AQUI.

Outro lado

A reportagem fez contato com o setor de comunicação social do Deinter 01 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior 01), que, imediatamente, respondeu por meio do chefe do setor, Amaury dos Santos, que o Delegado Geral, Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga, pretende receber as representantes da Associação no mais breve espaço de tempo para tratar do tema.

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.

Advertisement