VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Atenção: metrô e trens estarão em greve nesta terça-feira (28) em São Paulo

Metrô e trens estarão em greve nesta terça-feira (28/11) em São Paulo. Além do transporte, funcionários da Sabesp e da educação estadual também cruzarão os braços por causa da privatização de serviços considerados essenciais pelos sindicatos. O anúncio da greve foi feito pelos metroviários na semana passada e deve ser confirmado em assembleia nesta segunda-feira.

O Governo de São Paulo determinou ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital nesta terça-feira (28), em função da paralisação prevista por sindicatos de trabalhadores do Metrô, CPTM e Sabesp. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

A intenção por trás dessa medida é minimizar os impactos adversos à comunidade, assegurando a reprogramação de consultas médicas, exames e outros compromissos que estavam previamente marcados para o dia da paralisação. As linhas terceirizadas do metropolitano e das ferrovias manterão seu funcionamento regular nas rotas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Os serviços de proteção pública permanecerão inalterados, assim como os estabelecimentos gastronômicos e unidades móveis do Programa Bom Prato, que seguirão oferecendo os pratos programados para terça-feira.

As consultas médicas nos Centros de Atendimento Médico de Especialidades (AMEs) da metrópole, bem como em outras instalações de saúde estaduais, serão reagendadas sem obstáculos, assim como nos centros de atendimento do programa Poupatempo.

Mais de um milhão e duzentos mil estudantes inscritos no Exame de Avaliação Paulista, cuja aplicação estava marcada para o próximo dia 28, tiveram suas provas reprogramadas para datas a partir do dia 29, a fim de evitar que fossem prejudicados pela ação grevista. Entre esses candidatos, encontram-se aproximadamente 1,7 mil alunos de diferentes estados e de instituições educacionais fora do âmbito estadual, os quais agora terão que arcar com despesas adicionais devido à greve. Os profissionais do setor educacional estão isentos da jornada de descanso opcional, visto que estarão diretamente envolvidos na organização do Exame de Avaliação, programado para o dia 29.

Por determinação judicial, é obrigatório que 70% dos trens da CPTM estejam em operação nos horários de maior demanda e 50% nos demais períodos, sob pena de multa diária de trinta mil reais para o sindicato. Além disso, o Governo de São Paulo entrou com um requerimento de medida antecipatória junto ao Judiciário contra a greve dos metroviários. O pedido do Metrô, ainda pendente de decisão definitiva do tribunal, estipula a presença integral dos funcionários do sistema de transporte durante os horários de maior movimento e, pelo menos, 80% nos demais momentos do dia.

Quais linhas de metrô e trens irão parar?

Metrô

  • Linha 1-Azul
  • Linha 2-Verde
  • Linha 3 Vermelha

Monotrilho

  • Linha 15-Prata

CPTM

  • 7-Rubi
  • 10-Turquesa
  • 11-Coral
  • 12-Safira
  • 13-Jade
  • Sabesp
  • Professores do estado e do município

O que diz o sindicato?

Trata-se de mais um protesto contra a privatização de serviços essenciais

“A greve é do metrô, CPTM, Sabesp e de professores do estado e do município. Será uma greve unificada maior do que aconteceu no dia 3, unindo várias categorias para combater a privatização e a terceirização”, anunciou Camila Lisboa, presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, em entrevista ao Brasil Urgente.

*Foto de Capa: Fernando Frazão/Agência Brasil

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.

Advertisement