VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Café dos Servidores: Pétala Lacerda rebate Yan Lopes e diz que todas as informações contratuais eram de conhecimento da atual gestão

A polêmica envolvendo a interrupção do fornecimento de café dos servidores públicos de Caçapava gerou um embate entre a atual administração e a ex-prefeita Pétala Lacerda (Republicanos). A gestão do prefeito Yan Lopes (PODE) atribuiu a falta do produto à administração anterior, alegando que o contrato para a compra dos itens não foi renovado. Pétala, por sua vez, rebateu a acusação e afirmou que todas as informações sobre contratos foram repassadas à equipe de transição. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O impasse culminou em uma paralisação de cerca de 50 servidores da usina municipal, que suspenderam as atividades na manhã desta quarta-feira (26/02). O ato foi motivado pelo não cumprimento da “Lei do Desjejum“, que determina que a Prefeitura forneça café, leite, pão e manteiga aos trabalhadores do primeiro turno. Depois de acordo com secretários, os funcionários voltaram aos trabalhos, com a promessa de que a situação estará normalizada na semana que vem.

Declaração de Pétala Lacerda

A ex-prefeita Pétala Lacerda encaminhou uma nota ao Vale 360 News esclarecendo a situação e reforçando que sua administração deixou todos os documentos necessários para a continuidade do fornecimento do café. Segundo Pétala, “durante o processo de transição, a gestão Pétala forneceu todas as informações necessárias para assegurar a continuidade dos serviços públicos e minimizar os impactos da mudança de administração”.

Ela afirmou que a nova gestão recebeu documentos sobre contratos vigentes e atas de registro de preços e destacou que “a responsabilidade de dar continuidade às tratativas administrativas cabe exclusivamente à gestão em exercício”.

Pétala também enfatizou que “a gestão trabalhou até o último dia para evitar transtornos ao município, respeitando os limites legais da transição”. Segundo ela, qualquer medida necessária após sua saída deveria ter sido tomada pela atual administração.

Posicionamento da Prefeitura de Caçapava

A Prefeitura informou que a ausência do café ocorreu porque “a gestão anterior não deu início à contratação dos itens para o café dos servidores e passou para a atual gestão com o contrato já vencido”.

De acordo com o comunicado, o processo de compra foi iniciado em janeiro, mas enfrentou dificuldades devido à reprovação da amostra do café fornecida pelo primeiro vencedor da licitação. A Prefeitura explicou que, após a desclassificação da primeira empresa, o processo seguiu para a classificação da segunda colocada, a Nutricionale, que fornecerá a marca Café Pelé.

Ainda segundo a nota, “estima-se que a entrega dos produtos pelo fornecedor possa ocorrer até o início de março”.

Nota Oficial de Pétala Lacerda na Íntegra

“Diante da justificativa apresentada pela atual gestão municipal em relação à interrupção no fornecimento de café aos servidores públicos, alegando que a responsabilidade seria da administração anterior, esclarecemos os seguintes pontos:

1. Transparência na Transição de Governo: Durante o processo de transição, a gestão Pétala forneceu todas as informações necessárias para assegurar a continuidade dos serviços públicos e minimizar os impactos da mudança de administração. Relatórios detalhados de contratos vigentes e atas de registro de preços, incluindo aqueles a vencer, foram enviados por e-mail aos membros da equipe de transição do atual prefeito.

2. Conhecimento Prévio e Antecipação de Medidas: Conforme registrado nas atas da transição, a atual gestão solicitou formalmente a relação dos contratos e recebeu prontamente a documentação requerida. O envio dessas informações visava justamente garantir que não houvesse interrupção ou ruptura nos serviços essenciais, como o fornecimento de café, que atende aos servidores públicos municipais.

3. Responsabilidade Administrativa da Nova Gestão: É importante ressaltar que, ao assumir a administração, a responsabilidade de dar continuidade às tratativas administrativas — especialmente aquelas previamente identificadas e comunicadas — cabe exclusivamente à gestão em exercício. Assim, não procede a alegação de que a gestão anterior seria responsável pela descontinuidade de qualquer fornecimento, uma vez que todas as informações foram disponibilizadas com a devida antecedência.

4. Esforço da Gestão Pétala até o Último Dia: A gestão Pétala trabalhou incansavelmente até o final do mandato para evitar prejuízos e transtornos ao município, respeitando os limites legais impostos pelo encerramento do exercício financeiro e pela transição de governo. Qualquer medida além desse limite caberia exclusivamente à nova administração.

Por fim, reafirmamos nosso compromisso com a transparência e o respeito à população e aos servidores públicos. O foco sempre foi garantir a continuidade dos serviços essenciais e o bem-estar dos trabalhadores, com total responsabilidade administrativa”.

Prefeitura de Caçapava não cumpre lei