Candidatos à Prefeitura de Caçapava dizem que Yan Lopes (Podemos) descumpriu regras pós debate. O encontro entre os cinco candidatos à Prefeitura de Caçapava foi realizado pelo site G1, da TV Vanguarda, na tarde desta quinta-feira (19/09). Delegado Hugo (PL) e Paulo Eugênio (MDB) foram às redes sociais e afirmaram que o acordo entre candidatos, disposto no item 27, e assinado no dia 04 de setembro pelos representantes das campanhas, não foi seguido. A TV Vanguarda declarou que “medidas cabíveis serão tomadas”.
Yan Lopes utilizou dois recortes do debate em suas redes sociais, algo que, segundo as regras do certame, não poderia ter ocorrido. Um dos vídeos tratava de saúde mental, em embate com o candidato Paulo Eugênio. O outro fazia menção ao bem-estar animal, em confronto com Pétala Lacerda (Republicanos).
O item 27 das regras do debate afirma: “As imagens e o som do debate não poderão ser utilizados pelos candidatos na propaganda eleitoral gratuita, nem reproduzidos nos sites oficiais das candidaturas e em quaisquer redes sociais, incluindo transmissões ao vivo em qualquer tipo de plataforma, ressalvado o compartilhamento de links dos sites oficiais do G1, Rede Vanguarda, Globo, Globonews e Globoplay.”
O que dizem os candidatos
“Para nossa surpresa, o candidato que é inexperiente descumpriu mais uma vez as regras do debate. Ele assinou as regras, postou cortes que não podia, e constava no contrato que a assessoria jurídica do G1 mandou ele retirar. Ele retirou, saiu da Vanguarda e postou novamente. Isso não é só quebrar as regras, isso é sorrateiro. Isso chega a ser desonesto. É esse tipo de gente que você quer para Prefeito da cidade? Que quando você vira as costas ele age pelas suas costas?”, pontuou o candidato Delegado Hugo, em suas redes sociais.
Já Paulo Eugênio afirmou que “todos os candidatos assinaram as regras do debate, que foi feito pela TV Vanguarda, e no item 27 está escrito que é proibido reproduzir recortes do mesmo. Ele se diz experiente, estudado e é advogado. Como um advogado interpreta uma regra ao contrário? Ele já infringiu a regra minutos depois do debate”, disse o candidato do MDB.
Carlos Vilela (PSD) e Pétala Lacerda (Republicanos) não se manifestaram publicamente sobre o assunto.
A reportagem do Vale 360 News entrou em contato com o candidato Yan Lopes para questioná-lo sobre o descumprimento das regras. O candidato perguntou quais regras haviam sido quebradas e, após a explicação, não houve mais respostas. Caso o candidato se manifeste, as declarações serão publicadas.
O que diz a TV Vanguarda
A TV Vanguarda se pronunciou por meio de nota, confirmando que, em 04 de setembro, os representantes de todos os candidatos à Prefeitura de Caçapava assinaram um termo comprometendo-se a cumprir as regras do debate. A emissora informou ainda que tomará as medidas cabíveis. Leia abaixo a nota da emissora:
“NOTA DE REPÚDIO
A Rede Vanguarda encerrou hoje o ciclo de debates exibidos exclusivamente no g1. Conforme preconiza a lei 9.504/97, foram convidados os candidatos de partidos, federações ou coligações com representação de, no mínimo, cinco parlamentares, e que não tenham impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum, para participar presencialmente.
No dia 4 de setembro de 2024, representantes de todos os candidatos à Prefeitura de Caçapava assinaram um termo em que concordam e se comprometem a cumprir as regras de um debate eleitoral. O acordo foi devidamente registrado na Justiça Eleitoral, sob o SEI nº 0042269-54.2024.6.26.8029.
Um dos artigos do acordo para a realização dos debates no g1 estipula que os candidatos não podem veicular as imagens e o som dos debates na propaganda eleitoral, sites oficiais da candidatura e quaisquer redes sociais. A Rede Vanguarda repudia e lamenta profundamente que uma candidatura não honre seus compromissos durante um processo tão importante para os cidadãos de Caçapava. Medidas cabíveis serão tomadas.”
Foto de Capa: Alice Aires/G1
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Antônio Ozório mais um dos Secretários de Sérgio Victor, anunciados pelo prefeito eleito de Taubaté
Prefeito eleito de Caçapava faz nesta segunda (09) reunião de secretariado. Veja os escolhidos
Rosana Gravena será a nova secretária de Saúde de Taubaté