“Chuva Preta” pode chegar ao Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira entre sábado e domingo (15/09). O fenômeno já foi observado no Sul do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (11). A chuva preta é resultado das queimadas no Brasil. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
De acordo com o Instituto MetSul a “chuva preta” com fuligem de queimadas se precipitando juntamente com as gotas d´água. Soot, ou fuligem, é um material particulado constituído principalmente de carbono, que se forma como resultado da combustão incompleta de materiais orgânicos, como combustíveis fósseis (carvão, petróleo) e biomassa (madeira, resíduos agrícolas).
Quando esses materiais não queimam completamente, em vez de se transformarem inteiramente em dióxido de carbono (CO₂) e vapor de água, eles produzem partículas finas de carbono negro e outros compostos. Essas partículas são extremamente pequenas, com diâmetros na escala de nanômetros a micrômetros, o que lhes permite permanecer suspensas no ar por longos períodos e viajar grandes distâncias”.
A frente fria, que pode trazer chuva, deve ingressar no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira entre a noite de sábado e madrugada de domingo, trazendo alívio para a estiagem que atinge as cidades da região. Com a chegada da frente fria, as temperaturas na segunda-feira (16) podem ficar até 10 mais baixas do que nesta quarta-feira, quando passou dos 34ºC, em Cachoeira Paulista, na estação oficial do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Calor escaldante
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) de São Paulo, a quinta-feira (12) também será um dia de tempo seco, com baixa umidade e forte calor desde o amanhecer. A temperatura máxima prevista é de 36°C e os índices de umidade do ar devem variar entre 10% e 70% no decorrer do dia.
A sexta-feira (13) vai seguir o panorama registrado nos últimos dias, ou seja, sem previsão de chuva, baixa umidade do ar e calor bem acima do esperado para o mês. Temperatura mínima na casa dos 36°C e percentuais de umidade abaixo dos 20%.
Leia mais
Previsão de raios, rajadas de vento e chuva para cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Estação chuvosa dá as caras no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte a partir desta quarta-feira (09)
São Luiz do Paraitinga tem recorde histórico de calor e altas temperaturas foram as maiores do ano em várias cidades do Vale do Paraíba