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Coordenador da CCR RioSP detalha operações em acidente com caminhão-tanque de combustível na Via Dutra

Em entrevista ao Vale 360 News, Ademir Pereira, coordenador de operações da CCR RioSP, explicou o esquema de atuação no acidente envolvendo um caminhão-tanque que transportava 36 mil litros de gasolina e etanol na Rodovia Presidente Dutra, sentido Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (22/01). O veículo perdeu o controle, subiu em um talude e capotou, causando o desprendimento das duas carretas do cavalo mecânico. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O acidente envolveu produtos classificados como perigosos e mobilizou mais de 15 colaboradores da CCR RioSP, além de 10 viaturas, que apoiaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na contenção de riscos e organização do tráfego. A carga, composta por gasolina e etanol, representava um risco ambiental e de ignição, o que demandou ações específicas para evitar maiores danos.

Interdição e desvio de tráfego

Inicialmente, a pista no sentido Rio de Janeiro foi totalmente interditada para permitir a chegada de um caminhão de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros. Posteriormente, o tráfego foi liberado em uma faixa. No sentido São Paulo, o tráfego foi desviado para a Estrada Velha, com orientações reforçadas pelos painéis de mensagens variáveis ao longo da rodovia.

Contenção e resfriamento da carga

Ademir informou que equipes especializadas trabalham na contenção do vazamento e no resfriamento dos tanques para prevenir o risco de explosões. “Estamos aguardando a chegada de uma equipe de resposta para realizar o transbordo da carga para outro caminhão, garantindo a segurança das operações”, explicou.

Impactos ambientais

Questionado sobre o impacto ambiental, Ademir afirmou que uma equipe de contingência da CCR RioSP foi acionada para conter a dispersão do material derramado, mas o volume exato de combustível vazado ainda será determinado pelo Corpo de Bombeiros.

Previsão de liberação total

A liberação completa da via depende do transbordo seguro da carga e do término do resfriamento. “Seguimos priorizando a segurança dos nossos colaboradores e de todos os envolvidos na operação”, concluiu Ademir.

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