VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Criança de 9 anos morre após passar mal em escola municipal de Taubaté; polícia investiga o caso

Uma criança de 9 anos morreu na madrugada de sábado (08/03) após apresentar um quadro de mal-estar enquanto estava em uma escola municipal de Taubaté. A Polícia Civil registrou o caso como morte suspeita e aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML) para determinar a causa do óbito. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O que aconteceu com a criança em escola municipal de Taubaté?

Segundo a Prefeitura, o estudante passou mal na sexta-feira (07) na EMEF José Sant’Anna de Souza, localizada no bairro Chácara Flórida. A mãe foi chamada para buscá-lo e, ao notar que o quadro de saúde piorava, levou a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cecap.

Com o agravamento dos sintomas, a vítima foi transferida em ambulância de suporte avançado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (Hmut). Durante o atendimento, a criança não resistiu e faleceu às 3h30, de sábado.

Relato da mãe sobre os últimos momentos

A mãe, que é socorrista, contou que recebeu uma mensagem da escola municipal de Taubaté informando que a criança estava pálida, com dor de cabeça e náuseas. Ao chegar na unidade, o filho relatou forte dor na cabeça. Ao retornar para casa, ele deitou e reclamou de mais dores. Antes de tomar um medicamento, vomitou uma substância esbranquiçada com pequenos pontos escuros.

Em entrevista ao Portal Quiririm News, Juliana Ceconi disse que chegou na escola e o filho “estava de cabeça baixa e me disse que estava com muita dor de cabeça. Ele deitou na cama reclamando muito de dor na cabeça, eu fiz massagem na cabecinha dele e levei uma dipirona, mas antes dele tomar, vomitou uma espuma branca. E, hoje, me veio a memória algumas coisas lembrando da baba dele com bolinhas pretinhas (no vômito), e até meu marido tinha perguntado se ele comeu chocolate, eu disse que não, ele perguntou ‘mas o que é aquilo preto que saiu no vômito’ e eu falei: ‘não sei’. Agora, começo a conectar as coisas, na hora que ele começou a ter uma convulsão em casa, eu virei ele e comecei a desengasgar, mas ele não chegou a engasgar, ele estava salivando muito, comecei a fazer a manobra e ele já não respondia”, afirmou a mãe.

Depois das manobras de desengasgo, ela percebeu que o filho já não respondia. O levou à UPA Cecap, onde os médicos iniciaram os primeiros socorros e relataram suspeita de intoxicação por substância não medicinal.

“Levei ele no UPA Cecap e lá no UPA ele já chegou desfalecido, começou a cair saturação, acelerar o batimento, subir a glicemia, estava tipo descompensando, aí eles me retiraram da sala. Entubaram ele, e em todo o momento o hospital veio perguntar, ‘o que ele comeu, eu quero o cardápio da escola, qual que é a escola que ele estuda’, aí eu mandei mensagem para a vice-diretora e ela respondeu que ele só comeu a alimentação. A desconfiança a todo momento lá (na Upa), foi intoxicação por substância não medicamentosa. Ele foi removido da UPA com essa informação, intoxicação por outra substâncias que atuam primariamente pelo aparelho gastrointestinal. Envenenamento por exposição a medicamento ou substância de uso não medicinal. Isso daí foi o que a UPA Cecap me apresentou”, disse Juliana.

escola municipal de Taubaté
Foto: Google Maps

Nota da Prefeitura de Taubaté

A Prefeitura de Taubaté emitiu nota lamentando o falecimento do aluno e informando que está acompanhando o caso de perto. “Devido às características do caso e de não haver definição conclusiva sobre as causas, o corpo foi levado ao IML para necropsia, e o caso passa a ser investigado pela Polícia Civil”, declarou a administração municipal. Leia abaixo.

“A Prefeitura de Taubaté lamenta profundamente o falecimento do jovem Bryan, de 9 anos, aluno do sistema municipal do ensino.

Bryan se sentiu mal na escola na sexta-feira (7), e a mãe foi buscá-lo. Depois, percebendo que a criança não estava bem, o levou para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Cecap, onde recebeu atendimento. Devido piora do quadro, foi encaminhado em ambulância de suporte avançado, com presença de médico, para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica do Hmut (Hospital Municipal de Taubaté), acompanhado pelo Secretário de Educação Hélcio Carvalho. No entanto, durante o atendimento, não resistiu e veio à óbito às 3h30 de sábado (8).

Devido às características do caso e de não haver definição conclusiva sobre as causas, o corpo foi levado ao IML (Instituto Médico Legal) para necropsia e o caso passa a ser investigado pela Polícia Civil.

A Prefeitura de Taubaté deseja força à família, e reforça todos os esforços para esclarecimento do caso”.

Perguntas Frequentes

O que pode ter causado a morte da criança?
A Polícia Civil aguarda o laudo do IML para determinar a causa exata do óbito. A suspeita inicial é de intoxicação por substância não medicinal.

A criança apresentou sintomas antes de passar mal na escola municipal de Taubaté?
Segundo relatos, ele reclamou de dor de cabeça, estava pálido e vomitou antes de ser levado para casa.

A escola forneceu alguma alimentação diferente no dia?
A direção da escola informou que a criança consumiu apenas a refeição habitual do cardápio escolar.

A família suspeita de alguma causa específica?
A mãe relatou dúvidas sobre os sintomas apresentados e aguarda a investigação oficial para esclarecimentos.

Qual a próxima etapa da investigação?
A Polícia Civil aguarda o laudo do IML e segue coletando informações para esclarecer as circunstâncias da morte.

ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DE TAUBATÉ. É GRÁTIS!

Siga nosso Instagram