"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Crise da água em São José dos Campos: saiba como agir

Advertisement

São José dos Campos, a cidade mais inteligente do Brasil, vive a crise hídrica mais recente da história e em pleno calor tórrido de quase 40 ºC a população precisa ser abastecida com baldes e caminhões-pipas. Desde sexta-feira (22) até esta terça-feira (26/09), a Sabesp não conseguiu resolver os problemas na rede de distribuição de água.

A Companhia de Abastecimento do Estado de São Paulo foi procurada pela reportagem para saber quando haverá solução definitiva para o problema e a população joseense não precise mais passar vergonha de ter que pagar para pegar água no balde. Em reposta a Sabesp disse que: “o abastecimento permanece normalizado na maior parte de São José dos Campos, nesta terça-feira (26). Na noite de segunda-feira (25), a Companhia realizou manobras no reservatório e conseguiu recuperar os níveis de água para abastecer os bairros Colorado e Martim Cererê. No momento, a região do Jardim da Granja ainda se encontra em normalização gradativa. Os registros de ocorrências nos canais oficiais da Companhia caíram nesta terça-feira (26). A maioria das ocorrências está localizada no Jardim da Granja.

Caminhões-tanque estão atuando nos bairros que ainda apresentam problemas no abastecimento e permanecerão em atividade até a normalização integral do sistema. Técnicos da Sabesp estão realizando medição de pressão em endereços com registro de ocorrência, especialmente os que estão localizados em bairros, cujo o abastecimento já se encontra normalizado, para verificação é necessário informar o endereço completo.

As altas temperaturas e o consumo elevado de água estão dificultando a recuperação dos níveis dos reservatórios, por isso é necessário usar a água com consciência, priorizando a água das caixas-d’água para higiene e alimentação até restabelecimento total do sistema. Os imóveis residenciais que possuem caixa-d’água com reservação para no mínimo 24 horas de consumo, como determina o Decreto Estadual 12.342/78, sentem menos efeitos no abastecimento. Ocorrências podem ser registradas na Central de Atendimento pelo telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), também pelo WhatsApp 11 3388-8000 e pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br.

Enquanto as autoridades responsáveis pela fiscalização da Sabesp, prefeito e vereadores, não se manifestam de forma mais assertiva em relação a falta de água na cidade, o Vale 360 News orienta a como proceder para que haja fiscalização mais rigorosa sobre a Sabesp.

  1. Faça a reclamação nos canais de atendimento da Sabesp e anote o número do protocolo;
  2. Com o número do protocolo em mãos, entre em contato com a Arsesp (Agência reguladora de serviços públicos de São Paulo) nos cabais abaixo:

    Tel: 0800 771 6883

    E-mail: [email protected]

    Presencial:  Rua Cristiano Viana nº 428, São Paulo – SP.

    (Segunda a sexta, das 9h30 às 17h30);

  3. Caso você seja prejudicado (a) de alguma forma em comércios, por exemplo, procure o Procon;
  4. Cobre o prefeito;
  5. Cobre os vereadores;

A Arsesp foi procurada pela reportagem e disse que fará nova fiscalização em São José dos Campos esta semana. Veja a nota abaixo.

“A Arsesp informa que a equipe de fiscalização de saneamento já esteve em São José dos Campos na semana passada e, devido às informações sobre desabastecimento de água ocorrido neste fim de semana, a Agência estará em campo novamente nos próximos dias para uma vistoria complementar.

Vale ressaltar que a Agência já enviou um ofício à empresa questionando os acontecimentos neste fim de semana e, na sequência, chamará para uma reunião para cobrar as providências.

Orientamos que é importante que os usuários entrem inicialmente em contato com a prestadora de serviços, a Sabesp, e registrem sua reclamação, obtendo o número de protocolo.  Com o protocolo da Sabesp,  entrar em contato com a Arsesp pelos canais abaixo:

Tel: 0800 771 6883

E-mail: [email protected]

Presencial:

Rua Cristiano Viana nº 428, São Paulo – SP.

(Segunda a sexta, das 9h30 às 17h30)”

São José dos Campos tem aumento de furtos totais, furto de veículos e estupros. Homicídios caem

site 360 news 3

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.