VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

São José dos Campos tem aumento de furtos totais, furto de veículos e estupros. Homicídios caem

Advertisement

São José dos Campos tem aumento de furtos totais, furto de veículos e estupros. Homicídios caem. Os números divulgados nesta segunda-feira (25/09) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que não há muito o que ser comemorado pelo poder público joseense, que venta aos quatro cantos que a cidade é uma das mais seguras do Brasil.

Os números da SSP contradizem o prefeito Anderson Farias (PSD), que omite o número de furtos de veículos, furtos totais e estupros, quando comenta os índices de criminalidade na cidade. Os furtos de veículos aumentaram 10% nos oito meses de 2023 na comparação com o mesmo período do ano passado. Estes números vão na contramão daqueles obtidos em todo o Estado, que registrou queda de 9,4% nesta modalidade de crime. O político chegou a enviar às seguradoras de veículos uma carta solicitando a redução do preço do seguro para os veículos, mas não menciona o percentual de aumento dos furtos de veículos em São José dos Campos.

Para pedir a redução no preço do seguro, Farias usa o pobre argumento de que os roubos de veículos diminuíram 30% em igual período, o que é fato, mas este tipo de crime é bem pouco praticado pelos bandidos na cidade. Foram 104 roubos em São José em 2023. Os criminosos preferem furtar veículos ao invés de roubá-los. É assim em outras cidades da região. Tá provado que as câmeras inteligentes não os detêm.

O número de furtos de uma maneira geral também cresceu na cidade sob a gestão Farias: 16% a mais em 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. Farias tenta minimizar o aumento desenfreado de furtos com a contratação de veículos para a atividade delegada, já que a Polícia comandada pela dupla Tarcísio de Freitas e Felício Ramuth não dá conta de ajudá-lo em São José dos Campos.

Estupros

Outro número que chama a atenção é o de estupros. Aumento de 75% de 2022 para 2023. Em números absolutos, os casos saltaram de 81 para 142. A disparidade com os números do Estado é assustadora. O percentual do crime no estado teve aumento de 10,7%.

Homicídios

Em meio a tanta insegurança nas vias da cidade, devido ao aumento de moradores de rua, uma boa notícia. O número de homicídios caiu 12,5% nos oitos meses deste ano em comparação com igual período de 2023.

Foto de Capa: Claudio Vieira/PMSJC

site 360 news 3

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.