Calorão tem recorde de temperaturas oficiais no Vale do Paraíba em 2023, na tarde deste domingo (24/09). Os termômetros do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registraram mais de 37 ºC em Taubaté e Cachoeira Paulista. Campos do Jordão teve marca acima dos 30 graus. O calor não deve dar trégua na região pelo menos até quarta-feira (27/09).
Em Taubaté, a maior temperatura do ano foi 37,3 ºC entre 14h e 17h, de acordo com dados do Inmet. A umidade relativa do ar chegou a 15% às 18h, nível considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde.
Em Cachoeira Paulista, a temperatura máxima foi registrada entre 18h e 19h: 37,7 ºC e umidade relativa do ar também de 15%. Esta é a maior temperatura do ano também na cidade do Vale Histórico.
Na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão teve 30,1 ºC, às 14h. A umidade relativa do ar ficou em 21%. O tempo seco favorece às queimadas e não há previsão de chuva nos próximos dias.
Próximos dias
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) em São Paulo informa que “a massa de ar quente e seco deve continuar atuando pelo menos até a próxima quarta-feira (27) e, o calorão, só deve diminuir a partir da quinta-feira (28), com a previsão do retorno das chuvas na forma de pancadas isoladas na região. Até lá, recomenda-se especial atenção com a saúde e o meio ambiente. O ar seco dificulta a dispersão de poluentes e favorece a formação de queimadas, que prejudicam a qualidade do ar, além de elevar os riscos à saúde humana, principalmente em idosos e crianças.
A segunda-feira (25) deve começar com termômetros em torno dos 21°C. No decorrer do dia, predomínio de sol entre poucas nuvens, o que faz a temperatura atingir mais de 30°C nas horas de maior aquecimento. Os índices de umidade do ar ficam ligeiramente acima dos 30%. O dia vai terminar com aumento da nebulosidade, mas sem previsão de chuva.
A terça-feira (26) deve iniciar com poucas nuvens na madrugada e termômetros na casa dos 18°C. Ao longo do dia, o predomínio de sol entre poucas nuvens favorece a rápida elevação das temperaturas, que poderá chegar aos 34°C nas horas de maior aquecimento. Os índices de umidade do ar entram em declínio, com valores mínimos ao redor dos 28%. A chegada da brisa marítima no fim da tarde aumenta um pouco a quantidade de nuvens, mas com baixa probabilidade de ocorrência de chuvas.
Leia mais
Estação chuvosa dá as caras no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte a partir desta quarta-feira (09)
São Luiz do Paraitinga tem recorde histórico de calor e altas temperaturas foram as maiores do ano em várias cidades do Vale do Paraíba
Sol volta a predominar no Vale do Paraíba e semana terá dias de calor com temperaturas acima de 32ºC