VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Calorão tem recorde de temperaturas oficiais no Vale do Paraíba em 2023

Advertisement

Calorão tem recorde de temperaturas oficiais no Vale do Paraíba em 2023, na tarde deste domingo (24/09). Os termômetros do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registraram mais de 37 ºC em Taubaté e Cachoeira Paulista. Campos do Jordão teve marca acima dos 30 graus. O calor não deve dar trégua na região pelo menos até quarta-feira (27/09).

Em Taubaté, a maior temperatura do ano foi 37,3 ºC entre 14h e 17h, de acordo com dados do Inmet. A umidade relativa do ar chegou a 15% às 18h, nível considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde.

Em Cachoeira Paulista, a temperatura máxima foi registrada entre 18h e 19h: 37,7 ºC e umidade relativa do ar também de 15%. Esta é a maior temperatura do ano também na cidade do Vale Histórico.

Na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão teve 30,1 ºC, às 14h. A umidade relativa do ar ficou em 21%. O tempo seco favorece às queimadas e não há previsão de chuva nos próximos dias.

Próximos dias

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) em São Paulo informa que “a massa de ar quente e seco deve continuar atuando pelo menos até a próxima quarta-feira (27) e, o calorão, só deve diminuir a partir da quinta-feira (28), com a previsão do retorno das chuvas na forma de pancadas isoladas na região. Até lá, recomenda-se especial atenção com a saúde e o meio ambiente. O ar seco dificulta a dispersão de poluentes e favorece a formação de queimadas, que prejudicam a qualidade do ar, além de elevar os riscos à saúde humana, principalmente em idosos e crianças.

A segunda-feira (25) deve começar com termômetros em torno dos 21°C. No decorrer do dia, predomínio de sol entre poucas nuvens, o que faz a temperatura atingir mais de 30°C nas horas de maior aquecimento. Os índices de umidade do ar ficam ligeiramente acima dos 30%. O dia vai terminar com aumento da nebulosidade, mas sem previsão de chuva.

A terça-feira (26) deve iniciar com poucas nuvens na madrugada e termômetros na casa dos 18°C. Ao longo do dia, o predomínio de sol entre poucas nuvens favorece a rápida elevação das temperaturas, que poderá chegar aos 34°C nas horas de maior aquecimento. Os índices de umidade do ar entram em declínio, com valores mínimos ao redor dos 28%. A chegada da brisa marítima no fim da tarde aumenta um pouco a quantidade de nuvens, mas com baixa probabilidade de ocorrência de chuvas.

site 360 news 3

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.