Enfermeira coloca agulha no braço de criança, mas não a vacina em Taubaté. O caso aconteceu em uma das sete unidades de vacinação da cidade, que aplicam o imunizante para a faixa etária de 09 a 11 anos, nesta terça-feira (25/01).
O caso aconteceu na UBS Mais Mourisco e um flagrante foi feito pela mãe da criança. Por meio de nota, a prefeitura de Taubaté disse que após constatado o erro, a criança recebeu a vacina: “Informamos, ainda, que esta situação foi pontual e estamos tomando providências administrativas sobre o caso. Vale salientar que a criança não saiu da unidade sem a vacina, ela recebeu a dose no momento em que foi constatada a falha”.
Nota da Prefeitura
A Prefeitura de Taubaté esclarece que, antes de iniciar a campanha para esta faixa etária, toda equipe de enfermagem das 7 unidades envolvidas na vacinação das crianças recebeu orientação, de maneira pessoal e por escrito, sobre os procedimentos técnicos para aplicação da vacina. Ressaltamos que esta estratégia é rotina a cada alteração da grade vacinal atendida, para fins de reforçar todos os cuidados necessários.
Informamos, ainda, que esta situação foi pontual e estamos tomando providências administrativas sobre o caso. Vale salientar que a criança não saiu da unidade sem a vacina, ela recebeu a dose no momento em que foi constatada a falha.
A administração municipal reforça que a vacinação é segura e que a enfermagem trabalha sempre em equipes nas salas de vacina. Taubaté está com índice alto de vacinação, e apesar do número de casos estar crescendo em todo país, houve uma diminuição no número de óbitos e casos graves, reforçando que a estratégia de vacinação está sendo eficaz.
Leia mais
CCR confirma uma morte em acidente com três motos e um caminhão na Via Dutra em São José dos Campos
Acidentes envolvendo motos e carros causam lentidão na Via Dutra em São José dos Campos
Idoso fica ferido em atropelamento na Via Dutra, em Caçapava