VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Escolas do ensino médio de Taubaté vão retomar o ensino técnico-profissional em 2025. Saiba quais são

Escolas do ensino médio de Taubaté vão retomar o ensino técnico-profissional em 2025. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (22/08), pela Prefeitura, mas já havia sido adiantado em primeira mão pelo prefeito José Saud (PP), ao Vale 360 News, na segunda-feira (19). CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Na ocasião, Saud disse que a chegada da Embraer, com o carro voador e de outras empresas de alta tecnologia para a cidade exigem investimentos por parte da Prefeitura  no ensino profissionalizante.

“Então, tá muito quente isso (ensino profissionalizante) pra nós. Não tem como a gente não mexer para isso. O Ezequiel,  fizemos uma reforma gigante nele, né? Agora para o ano que vem já dá pra gente voltar com ele. E aí eu espero voltar com o ensino técnico junto, né?”, disse Saud.

O Prefeito ainda ressaltou que a escola-técnica é o primeiro passo para a inserção do jovem no mercado de trabalho. “O primeiro ponto se você já tem uma escola técnica, você já começa a arrumar seu emprego e emprego de qualidade com salários bons. Isso é fundamental para a cidade”, finalizou.

Escolas que terão o ensino técnico-profissional

A partir do ano que vem, três escolas de Taubaté vão receber esse novo tipo de modelo: as escolas Professora Anna dos Reis Signorinni (Jardim Jaraguá), Professor Emílio Simonetti (Bosque da Saúde) e a Professor José Ezequiel dos Santos, o tradicional Ezequiel (Centro), unidade que passou, recentemente, por uma reforma de grandes proporções.

O modelo de Ensino Médio Profissionalizante foi possível graças a uma mudança na legislação federal, com a Nova Lei do Ensino Médio (Lei 14.945/2024), que define diretrizes para o ensino médio no Brasil. A lei foi publicada no Diário Oficial da União em 1º de agosto de 2024 e altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O parágrafo 6º, do artigo 36 da nova legislação, define que a oferta de formação técnica e profissional poderá ser realizada mediante convênios ou outras formas de parceria entre as secretarias de educação e as instituições credenciadas de educação profissional, preferencialmente públicas.

O Ensino Médio Profissionalizante abre a oportunidades do aluno do Sistema Municipal de Ensino a ingressar no mercado de trabalho cada vez mais aquecido na cidade, com vagas abertas por diversas empresas. Nos últimos três anos e meio, mais de 12 mil empregos formais, com carteira assinada, foram criados na cidade.

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo. 

Siga nosso Instagram

ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DE TAUBATÉ. É GRÁTIS!