"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Frente fria pode trazer volumes de chuva consideráveis para o Vale do Paraíba e Litoral Norte

Advertisement

Frente fria pode trazer volumes de chuva consideráveis para o Vale do Paraíba e Litoral Norte entre esta quarta-feira (31/01) e o sábado (03/02). As chuvas não devem ser generalizadas, mas aonde chover pode ter acumulado significativo. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

Os dias mais críticos em relação à chuva devem ser quinta e sexta. A partir do sábado, o “cavado” perde força, mas como o ar vai continuar quente e úmido haverá condições para formação de pancadas de chuva.

O que diz o INMET sobre a frente fria

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um aviso de chuvas intensas que é valido, inicialmente, até esta quinta-feira 12h. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O que é o “Cavado”

Na meteorologia, um “cavado” refere-se a uma região de baixa pressão atmosférica que se estende verticalmente através da troposfera, a camada mais baixa da atmosfera da Terra. Em um mapa meteorológico, um cavado é frequentemente representado por linhas de isobara (linhas de pressão constante) que curvam-se para dentro, indicando uma área onde a pressão atmosférica é relativamente mais baixa em comparação com as áreas circundantes.

Características de um cavado meteorológico:

  1. Baixa Pressão Atmosférica: Um cavado é uma área de baixa pressão relativa. Não é tão intensamente baixa como um sistema de baixa pressão (ciclone), mas indica uma depressão na pressão atmosférica.
  2. Extensão Vertical: Um cavado se estende verticalmente através da troposfera e pode influenciar o clima em diferentes níveis da atmosfera.
  3. Condições Climáticas Associadas: Cavados são frequentemente associados com instabilidade atmosférica. Eles podem levar ao desenvolvimento de nuvens, precipitação e, em alguns casos, a tempestades. O clima instável frequentemente encontrado em cavados é devido ao ar ascendente, que, quando combinado com a umidade, pode resultar em formação de nuvens e chuvas.
  4. Importância na Previsão do Tempo: Na previsão do tempo, os meteorologistas monitoram os cavados para prever mudanças climáticas, especialmente o potencial de chuvas ou tempestades.
  5. Diferença de Ciclones e Anticiclones: Diferentemente dos ciclones, que são sistemas de baixa pressão bem definidos, os cavados são menos organizados. Também são diferentes dos anticiclones, que são sistemas de alta pressão.

Conheça o novo cartão postal de São José dos Campos até abril

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.