Gatilho dos servidores em São José dos Campos que seria pago em duas vezes fica para janeiro de 2025. A informação foi confirmada ao Vale 360 News pelo Prefeito Anderson Farias (PSD). Inicialmente, a Prefeitura iria enviar projeto à Câmara para pagar 1,87% ainda este ano e os outros 3,13% seriam pagos de forma retroativa a partir do primeiro mês de 2025. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O levantamento aponta que 1,87% é o índice inflacionário referente ao ano de 2024. Os 3,13% referem-se ao acumulado em 2023. Anderson Farias disse que “a procuradoria (do município) negou o envio neste momento (do projeto do gatilho), o qual a Lei eleitoral permite mas a Lei de responsabilidade proíbe. As duas se conflitam. Eu garanti que será pago em janeiro de forma retroativa a julho”, disse o Prefeito à reportagem.
Consultamos a advogada e especialista em direito dos servidores públicos, doutora Débora Ewenne, segundo a qual “a Lei de Responsabilidade Fiscal, de nº 101/2000, dispõe em seu artigo 21, que é nulo de pleno direito, nos últimos 180 dias antes do fim do mandato, aumentar a despesa com pessoal, isso significa que a partir de 05/07, o Chefe do Poder Executivo não pode conceder reajustes na folha de pagamento de seus servidores em desacordo com a lei fiscal, caso faça isso, o reajuste pode ser anulado e autor do projeto pode ser responsabilizado”.
Já o Sindicato dos Servidores, anteriormente, havia se manifestado dizendo que os servidores serão mais uma vez prejudicados. “No entendimento jurídico do sindicato, a Prefeitura poderia sim pagar o valor integral de 5%, mas por falta de organização e de diálogo, os servidores terão que amargurar até 2025 para ter o mínimo, que é a reposição da inflação. Com essa decisão de pagar parcialmente o gatilho, a prefeitura penaliza a categoria e demostra ignorar os diversos atos de protestos que os servidores fizeram desde março”, afirmou a entidade.
*Foto de Capa: Charles de Moura/PMSJC
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Antônio Ozório mais um dos Secretários de Sérgio Victor, anunciados pelo prefeito eleito de Taubaté
Atenção: Via Dutra terá interdição na pista expressa em São José dos Campos para desmonte de passarela
Motociclista embriagado tampa a placa da moto, causa acidente, é perseguido e preso em Taubaté