VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Governo Lula é aprovado por 38% e reprovado por 31%, aponta DataFolha

Advertisement

O Governo Lula (PT) tem sido alvo de críticas e elogios desde que assumiu o poder em janeiro deste ano. Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (14/09) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra que a opinião pública está dividida sobre a gestão do ex-presidente, que tenta se recuperar da crise política e econômica que marcou o fim de seu segundo mandato, em 2010.

Segundo o levantamento, 38% dos entrevistados consideram o governo Lula ótimo ou bom, enquanto 31% avaliam como ruim ou péssimo. Outros 30% consideram o governo regular e 2% não souberam ou não opinaram. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.016 pessoas em 139 cidades, entre os dias 12 e 13 de setembro.

A pesquisa revela uma oscilação positiva de um ponto percentual na aprovação de Lula em relação à sondagem anterior, realizada em junho, quando ele tinha 37% de ótimo ou bom. Já a reprovação aumentou quatro pontos, acima da margem de erro, passando de 27% para 31%.

Os dados mostram que a avaliação do governo Lula varia de acordo com a região, a renda, a escolaridade e a religião dos entrevistados. O ex-presidente tem maior apoio no Nordeste (49%), entre as pessoas com menor grau de instrução (53%) e entre os que ganham até dois salários mínimos (43%). Por outro lado, ele enfrenta maior resistência no Sul do país (39%), entre os mais escolarizados (39%), os que ganham de 5 a 10 salários mínimos (44%) e os evangélicos (41%).

A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre as expectativas em relação ao futuro do governo Lula e sobre o desempenho dele até agora. Os resultados foram:

Perspectivas para o futuro

– 43% acreditam que, daqui pra frente, Lula fará um governo ótimo ou bom
– 28% ruim ou péssimo
– 26% regular
– 2% não sabem ou não opinaram

Desempenho

– 53% dizem que o presidente fez menos pelo país do que esperavam
– 25% acreditam que Lula fez pelo país o que esperava que ele fizesse
– 17% dizem que fez mais pelo país do que esperava
– 3% não sabem
– 2% deram outras respostas

Comparação com Bolsonaro

A pesquisa também fez uma comparação entre a avaliação do governo Lula e a do governo Jair Bolsonaro, quando este tinha oito meses de mandato, em 2019. Na ocasião, Bolsonaro tinha 29% de aprovação, 38% de reprovação e 30% de regular. Os números indicam que Lula tem uma vantagem sobre Bolsonaro tanto na aprovação quanto na reprovação.

*Foto de Capa: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.