Greve na coleta de lixo em Taubaté é iminente e pode acontecer a partir de quinta-feira (13/07), caso a empresa EcoTaubaté não volte atrás e reconsidere a demissão de 180 trabalhadores. A empresa, por sua vez, alega atraso de quatro meses nos repasses da Prefeitura, pelos serviços já prestados e disse não haver fluxo de caixa para assumir o compromisso com os trabalhadores. Por mês, o poder público deveria repassar algo em torno de R$ 9,6 milhões à empresa.
O Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação de Taubaté e Região (SIEMACO) já protocolou a informação de Estado de Greve junto ao Ministério do Trabalho. Pelo documento há um prazo de 72 horas para as partes chegarem a um acordo. O Sindicato pleiteia o cancelamento do aviso prévio para os 180 trabalhadores. A Prefeitura admite o atraso nos repasses e está na mesa de negociação para evitar a greve.
Nesta sexta-feira (08), à tarde, foi realizada uma reunião que contou com as presenças do Secretário de Serviços Públicos, Rodrigo Luis Silva, o Digão, o presidente do SIEMACO, Paulo Rico, representantes do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba e da EcoTaubaté. No encontro, as partes foram informadas pelos representantes da Prefeitura de que o Governo José Saud está empenhado e tenta resolver as pendências junto à empresa.
Na segunda (10), às 10h, haverá uma nova rodada de negociações para tentar encontrar uma solução para a situação dos 180 empregados, que cumprem aviso prévio. Caso não haja acerto até quarta-feira (12), a coleta de lixo e limpeza de vias públicas em Taubaté será paralisada a partir de quinta-feira (13) por tempo indeterminado.
Outro Lado
A Prefeitura se manifestou por meio de nota disse que não tem medido esforços para regularizar a situação. Leia a nota enviada à reportagem abaixo.
Em razão dos vários compromissos financeiros, já firmados pela administração em outros exercícios, a prefeitura não tem medido esforços para honrar com pagamentos e garantir a continuidade de todos os serviços que são prestados à população, por meio das empresas terceirizadas.
A prefeitura lamenta que recentemente os repasses financeiros à Ecotaubaté tenham sido atrasados e esta em contato direto com a diretoria da empresa para a resolução das pendências de forma prioritária para que não haja prejuízos ou interrupções dos serviços.
Cerco de Jericó acontece entre domingo (09) e 16 de julho em paróquia de Taubaté
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Sindicato dos Condutores é chamado para reunião para discutir licitação do transporte em São José dos Campos
União de sindicatos vai mobilizar trabalhadores da REVAP no dia 26 de março
VÍDEO: Incêndio criminoso destrói duas lojas em Pindamonhangaba