VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

HMUT suspende todos os atendimentos ambulatoriais em Taubaté e só atende emergências

Advertisement

HMUT suspende todos os atendimentos ambulatoriais em Taubaté e só atende emergências. A decisão foi tomada pela organização social, a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que faz a gestão do Hospital Universitário. O motivo é o atraso no repasse de verbas pela Prefeitura.

A Prefeitura, por sua vez, alega que o atraso não chega a 90 dias, o que não justificaria legalmente a suspensão dos serviços de saúde. O ambulatório de pneumologia se negou a realizar agendamentos nesta terça-feira (22/08). Os médicos do HMUT estimam que o fechamento do ambulatório da área irá afetar pelo menos 100 pacientes, que são atendidos por mês no local.

A dívida da Prefeitura com a SPDM é de pelo menos R$ 24 milhões, valor cobrado pela organização social em ofício enviado à administração José Saud, no dia 10 de agosto. A crise no HMUT se arrasta há meses e inclusive foi motivo de visita recente do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin a Taubaté.

O que diz a SPDM

Através de nota divulgada à imprensa, a SPDM informou que segue cobrando a Prefeitura para que realize os repasses referentes ao HMUT e explica que “procedimentos e consultas ambulatoriais foram adiados em decorrência dos valores que não foram repassados. A SPDM segue comprometida em ofertar atendimento público de qualidade à população de Taubaté, mesmo sendo prejudicada pelos impasses gerados pela administração municipal”.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de Taubaté disse por meio de uma curta nota que realiza os pagamento pré-acordados com a Organização Social: “não há atrasos de repasses superior a 90 dias que justifique legalmente a suspensão dos serviços de saúde”.

O que diz a Unitau

A Universidade de Taubaté garante que as atividades pedagógicas desenvolvidas para os alunos de medicina estão mantidas por meio de novos convênios e que o hospital municipal não é o único campo de estágio dos alunos dos cursos de saúde.

Loteria Taubateana é aprovada. Estimativa é que jogos comecem a ser explorados em junho de 2024

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.