HMUT suspende todos os atendimentos ambulatoriais em Taubaté e só atende emergências. A decisão foi tomada pela organização social, a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que faz a gestão do Hospital Universitário. O motivo é o atraso no repasse de verbas pela Prefeitura.
A Prefeitura, por sua vez, alega que o atraso não chega a 90 dias, o que não justificaria legalmente a suspensão dos serviços de saúde. O ambulatório de pneumologia se negou a realizar agendamentos nesta terça-feira (22/08). Os médicos do HMUT estimam que o fechamento do ambulatório da área irá afetar pelo menos 100 pacientes, que são atendidos por mês no local.
A dívida da Prefeitura com a SPDM é de pelo menos R$ 24 milhões, valor cobrado pela organização social em ofício enviado à administração José Saud, no dia 10 de agosto. A crise no HMUT se arrasta há meses e inclusive foi motivo de visita recente do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin a Taubaté.
O que diz a SPDM
Através de nota divulgada à imprensa, a SPDM informou que segue cobrando a Prefeitura para que realize os repasses referentes ao HMUT e explica que “procedimentos e consultas ambulatoriais foram adiados em decorrência dos valores que não foram repassados. A SPDM segue comprometida em ofertar atendimento público de qualidade à população de Taubaté, mesmo sendo prejudicada pelos impasses gerados pela administração municipal”.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Taubaté disse por meio de uma curta nota que realiza os pagamento pré-acordados com a Organização Social: “não há atrasos de repasses superior a 90 dias que justifique legalmente a suspensão dos serviços de saúde”.
O que diz a Unitau
A Universidade de Taubaté garante que as atividades pedagógicas desenvolvidas para os alunos de medicina estão mantidas por meio de novos convênios e que o hospital municipal não é o único campo de estágio dos alunos dos cursos de saúde.
Loteria Taubateana é aprovada. Estimativa é que jogos comecem a ser explorados em junho de 2024
Leia mais
A Volkswagen revelou o nome do novo SUV que será produzido em sua fábrica de Taubaté: VW Tera
São José dos Campos vai ganhar dois novos hospitais. Saiba detalhes
Estrutura de prédio abandonado em Taubaté desafia Prefeitura e coloca em risco a população