"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Humanização, tecnologia e muito trabalho é o lema do Novo Diretor Geral da Polícia Civil do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Advertisement

Humanização, tecnologia e muito trabalho é o lema do Novo Diretor Geral da Polícia Civil do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga chegou ao posto na sexta-feira (09/02) e a primeira medida foi determinar a abertura 24 horas da Delegacia de São Luiz do Paraitinga durante o Carnaval. A cidade concentra grande quantidade de foliões e a medida evita o registro das ocorrências em Taubaté, cidade distante a quase 50 quilômetros de São Luiz. CLIQUE QUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

Com a decisão, uma pessoa que venha a ser não vai ficar horas a fio em uma delegacia, que concentra outros registros importantes da região, afinal atende Taubaté, Pinda e outras oito cidades. Além disso, as ruas não fiquem desguarnecidas do policiamento ostensivo, com viaturas retidas por horas para registro de uma única ocorrência. A ideia é tempo mínimo do policiamento ostensivo nas delegacias.

Humanização

A medida faz parte da humanização no atendimento à população e é algo que vai se estender às demais delegacias da região. Múcio Mattos quer atendimento ágil, cordial e eficiente. Além disso, a infraestrutura das unidades policiais precisa ser, no mínimo, confortável para que necessita do atendimento presencial.

Uso da tecnologia

Múcio Mattos vai apostar na tecnologia. Ele é precursor do uso da tecnologia na Polícia Civil. Em 2016, quando era Delegado Seccional em São Sebastião, implantou o projeto Omnipol, que permite efetuar registros de ocorrências, por meio de videoconferência. O modelo foi copiado em todo o Brasil.

Pelo projeto, uma sala especializada em cada delegacia é disponibilizada e, a partir daí, são realizados os depoimentos e a elaboração dos boletins de ocorrência. O respectivo delegado e o escrivão de plantão ficam centralizados em uma base principal, em contato direto com as equipes de plantão nos demais departamentos de polícia.

A estratégia do modelo objetiva atender a população de maneira mais rápida e eficaz na elaboração de boletins de ocorrências. Com a evolução da tecnologia de 2016 para cá, o projeto será ampliado para as demais delegacias da região Metropolitana do Vale do Paraíba. Os delegados de plantão poderão fazer a oitiva mesmo em “home office” pelo sistema da Polícia Civil. Todos irão trabalhar sob um protocolo. O detalhe é que os depoimentos ficarão guardados na nuvem.

Haverá também o uso de inteligência artificial, que vai entregar às autoridades informações detalhadas a respeito das pessoas envolvidas em determinada ocorrência. Serão detalhes a respeito da ficha criminal, se houver, fotos, vídeos, pormenores a respeito de veículos usados, entre outras informações.

Os novos softwares são desenvolvidos pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Polícia Civil sob orientação do DIPOL (Delegacia de Investigações da Polícia Civil).

Criação da DDM – 24 horas

O Novo Delegado Geral da Polícia Civil promete a criação da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) 24 horas por dia. Serão ao menos cinco delegadas para fazer o atendimento presencial ou remoto, no modelo implantado no Litoral Norte em 2016. Múcio Mattos cita que metade dos atendimentos na delegacias, atualmente, diz respeito a ocorrências que envolvem violência contra mulheres e crianças e adolescentes.

Parceria Conseg

Múcio Mattos também preza pela parceria com os Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança). Cada CONSEG é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria da Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança. Normalmente, há reuniões mensais do Conseg.

Novo delegado geral da Polícia Civil no Vale do Paraíba determina delegacia São Luiz do Paraitinga aberta 24 horas no Carnaval

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.