VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

In-Edit Brasil: Melhor da produção mundial de documentários chega a São José dos Campos e terá entrada gratuita

Advertisement

Melhor da produção mundial de documentários chega a São José dos Campos e terá entrada gratuita. O In-Edit Brasil vai exibir 17 filmes a partir desta quarta-feira (20/09), às 19h, até o dia 27, sempre no Cine Teatro Benedito Alves. A retirada dos ingressos acontece uma hora antes da exibição no mesmo local.

O espaço receberá obras premiadas que trarão aspectos das carreiras e vidas de personalidades como Michael Jackson, Elis Regina, Tom Jobim, Heitor Villa-Lobos, Lupicínio Rodrigues, Miúcha, Famoudou Konate, Jota Michiles, Moa do Katende, Luís Capucho, Gary Young, Irmin Schmidt da banda alemã CAN, o luthier Rick Kell, o selo The Elephant 6 e os peruanos Los Mirlos.

Outro destaque da programação é a obra “Terruá Pará”, grande vencedora do In-Edit Brasil 2023, que faz um profundo mergulho na diversidade da música amazônica. Os outros sete concorrentes ao prêmio deste ano – inclusive “Peixe Abissal”, menção honrosa do júri In-Edit Brasil 2023 – também compõem o amplo panorama trazido para o Vale do Paraíba.

O público poderá conferir shows de artistas retratados em obras em exibição, como o Fausto Fawcett Trio, que tem como frontman o personagem principal do documentário “Fausto Fawcett na Cabeça”, e a dupla Thunder & Turnbull, formada pelo diretor Luiz Thunderbird e a protagonista do curta “Lucinha Turnbull”. A programação musical começa em grande estilo, com apresentação do grupo Strobo, de Belém (PA), na abertura do evento.

A ideia de  Marcelo Aliche, diretor artístico do festival, é estabelecer planos de um projeto duradouro na cidade. Esta é 15ª edição no Brasil e a primeira vez que uma cidade recebe o festival na proposta de itinerância. Aqui na região, o In-Edit Brasil também será levado à cidade de São Luiz do Paraitinga, em novembro.

Aliche reforça o objetivo de continuar a parceria em São José. “A intenção é manter um laço com a cidade. Quem sabe voltar com um formato maior, exibição em duas salas, atividades de formação, trazer artistas de outros estados, diretores estrangeiros, realizar atividades em uma praça pública”, vislumbra, com a convicção de quem participou de uma história de crescimento que envolveu muita inovação e aprimoramento a cada ano.

“A realização do festival nesse formato em São José e nas outras cidades em que teremos itinerância está servindo como um laboratório. Vamos testar diferentes desenhos de programação, para entender como funciona cada cidade, pensando em expandir o festival”, afirma Marcelo Aliche, diretor artístico do festival, ressaltando a proposta de manter um vínculo com a cidade.

São José já está no radar da organização do evento há algum tempo. No final de 2019, Aliche esteve na cidade com algumas produções exibidas durante a Virada Cultura Paulista, mas agora o In-Edit Brasil chega à cidade em sua melhor forma, após uma edição de grande acolhida na capital paulista, onde cerca de 18 mil pessoas assistiram aos documentários em sete salas espalhadas pela metrópole.

“Neste ano, conseguimos igualar o panorama pré-pandemia. O público, a imprensa, as produtoras, as distribuidoras, todos abraçaram a programação, e tivemos um excelente retorno”, conta. Para Aliche, além da qualidade da programação, um fator que pesa é toda a trajetória do evento, criado em 2002 em Barcelona (Espanha) e que teve sua primeira edição brasileira em 2009, também contando atualmente com versões no Chile, México, Grécia e Holonda.

Serviço

In-Edit Brasil – 15º Festival Internacional do Documentário Musical – Edição São José dos Campos

Data: 20 a 27 de Setembro

Onde: Cine Teatro Benedito Alves

Entrada Gratuita

PROGRAMAÇÃO _ IN-EDIT SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

20/09 _ QUARTA-FEIRA – Sessão de Abertura

19H _ TERRUÁ PARÁ (Vencedor do In-Edit Brasil 2023, São Paulo.)

* Após a exibição, apresentação musical do grupo Strobo, de Belém do Pará.

21/09 _ QUINTA-FEIRA

19H _ LUPICÍNIO RODRIGUES – CONFISSÕES DE UM SOFREDOR *

21H _ ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ

* Sessão comentada pelo pesquisador musical Lucas Nobile.

22/09 _ SEXTA-FEIRA

17H _ MOA – RAIZ AFRO MÃE

19H _ CAN AND ME

21H _ THE ELEPHANT 6 RECORDING CO.

23/09 _ SÁBADO

17H _ MIÚCHA, A VOZ DA BOSSA NOVA

19H _ FAUSTO FAWCETT NA CABEÇA

21H _ Show: Fausto Fawcett Trio

24/09 _ DOMINGO

17H _ FREVO MICHILES

19H _ LOUDER THAN YOU THINK

21H _ SONIC FANTASY

25/09 _ SEGUNDA-FEIRA

19H _ FAMOUDOU KONATE – O REI DO DJEMBE *

21H _ CARMINE STREET GUITARS

* Sessão comentada pelo diretor André Piruka.

26/09 _ TERÇA-FEIRA

19H _ VILLA-LOBOS EM PARIS

21H _ PEIXE ABISSAL

27/09 _ QUARTA-FEIRA

19H _ LA DANZA DE LOS MIRLOS

21H _ LUCINHA TURNBULL *

* Sessão apresentada pelo diretor Luiz Thunderbird e pela cantora Lucia Turnbull.

* Após a sessão, show de encerramento com a dupla Thunder & Turnbull.

Dica de segurança urgente para Instagram evita roubo de conta

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.