VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Jacareí descarta varíola do macaco em paciente internada na Santa Casa

Jacareí descarta varíola do macaco em paciente internada na Santa Casa. A mulher, de 36 anos, deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dr. Thelmo na quinta-feira (16/06) e foi transferida para a Santa Casa na sequência, onde ficou em isolamento até esta sexta-feira (17/06), quando na parte da tarde a equipe técnica da Vigilância em Saúde de Jacareí, juntamente com uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde, avaliou o caso suspeito “in loco”. A conclusão da investigação epidemiológica foi de descartar a suspeita de varíola do macaco.

A paciente está bem e segue em investigação ambulatorial.

A mulher não tem histórico de viagens para países que apresentam o foco da doença e não teve contato com pessoas com a doença.

Entre no Grupo de Jacareí do Vale 360 News do Whatsapp

Entre no Grupo Geral de Notícias do Vale 360 News no Whatsapp

O que a varíola do macaco?

A varíola do macaco ou varíola símia é um vírus que infecta roedores na África, e macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o homem. A infecção possui sintomas bem similares à varíola humana, porém com baixas taxas de transmissão e de letalidade.

Quais são os sintomas da varíola do macaco?

Os sintomas mais comuns da doença são febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares e sintomas parecidos com resfriado ou gripe. Há também lesões cutâneas, manchas vermelhas, aparecendo incialmente na face e que depois se espalham pelo corpo. Elas são acompanhadas de coceira e aumento dos gânglios cervicais. As erupções na pele geram cascas e a pessoa transmite a doença até que as cascas dos ferimentos caiam.

Qual o tempo de incubação do vírus da varíola do macaco?

O intervalo entre o momento em que a pessoa é contaminada pela varíola do macaco até o aparecimento dos primeiros sintomas é de 5 a 21 dias.

A varíola do macaco tem cura?

Tem. O próprio organismo se encarrega de eliminar o vírus, sem intervenção alguma. O que é preciso ser feito é controlar e quebrar as cadeias de transmissão por meio de orientação e isolamento para reduzir as pessoas infectadas.

A vacina contra varíola humana protege contra a varíola do macaco?

Sim. Estudos apontam que em até 85% dos casos a vacina pode ser eficaz, porque o vírus pertence a mesma família e, desta forma, existe uma forma de proteção cruzada.

A varíola do macaco pode matar?

Pode, mas o risco é baixo

jacarei-descarta-variola-do-macaco
Foto: Arquivo Pessoal

Leia mais

Jacareí tem caso suspeito de varíola do macaco

Advertisement