Jacareí descarta varíola do macaco em paciente internada na Santa Casa. A mulher, de 36 anos, deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dr. Thelmo na quinta-feira (16/06) e foi transferida para a Santa Casa na sequência, onde ficou em isolamento até esta sexta-feira (17/06), quando na parte da tarde a equipe técnica da Vigilância em Saúde de Jacareí, juntamente com uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde, avaliou o caso suspeito “in loco”. A conclusão da investigação epidemiológica foi de descartar a suspeita de varíola do macaco.
A paciente está bem e segue em investigação ambulatorial.
A mulher não tem histórico de viagens para países que apresentam o foco da doença e não teve contato com pessoas com a doença.
Entre no Grupo de Jacareí do Vale 360 News do Whatsapp
Entre no Grupo Geral de Notícias do Vale 360 News no Whatsapp
O que a varíola do macaco?
A varíola do macaco ou varíola símia é um vírus que infecta roedores na África, e macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o homem. A infecção possui sintomas bem similares à varíola humana, porém com baixas taxas de transmissão e de letalidade.
Quais são os sintomas da varíola do macaco?
Os sintomas mais comuns da doença são febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares e sintomas parecidos com resfriado ou gripe. Há também lesões cutâneas, manchas vermelhas, aparecendo incialmente na face e que depois se espalham pelo corpo. Elas são acompanhadas de coceira e aumento dos gânglios cervicais. As erupções na pele geram cascas e a pessoa transmite a doença até que as cascas dos ferimentos caiam.
Qual o tempo de incubação do vírus da varíola do macaco?
O intervalo entre o momento em que a pessoa é contaminada pela varíola do macaco até o aparecimento dos primeiros sintomas é de 5 a 21 dias.
A varíola do macaco tem cura?
Tem. O próprio organismo se encarrega de eliminar o vírus, sem intervenção alguma. O que é preciso ser feito é controlar e quebrar as cadeias de transmissão por meio de orientação e isolamento para reduzir as pessoas infectadas.
A vacina contra varíola humana protege contra a varíola do macaco?
Sim. Estudos apontam que em até 85% dos casos a vacina pode ser eficaz, porque o vírus pertence a mesma família e, desta forma, existe uma forma de proteção cruzada.
A varíola do macaco pode matar?
Pode, mas o risco é baixo
Leia mais
Projeto de Lei proíbe obras em rodovias paulistas em horário comercial
Carreta com carga especial causa 12 km de lentidão na Via Dutra, no Vale do Paraíba
Criança morre afogada em piscina em festa de aniversário em cidade do Vale do Paraíba