"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Litoral Norte em alerta máximo para chuvas. Situação pode ficar crítica na região, diz meteorologia

Advertisement

Litoral Norte em alerta máximo para chuvas. Situação pode ficar crítica na região, diz meteorologia. O Instituto MetSul alerta para acumulados entre 150 e 300 milímetros no Litoral Paulista, no fim de semana, incluindo o Litoral Norte, que já é atingido por grande volume de chuva nas últimas horas. Há alerta do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais) para a região. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

Este alerta está relacionado a possíveis deslizamentos de terra e enchentes/alagamentos no Litoral Norte. De acordo com o instituto, esse evento está classificado como “alto”, sendo o terceiro nível em uma escala de quatro. Esse nível representa um perigo significativo, ficando abaixo apenas do nível “muito alto”.

A população deve estar alerta e tomar precauções adequadas diante dessa situação de risco. É importante seguir as orientações das autoridades e tomar medidas para garantir a segurança pessoal e dos bens materiais.

Em São Sebastião há registros de quase 200 milímetros de chuva nas últimas 72 horas. Em Ubatuba, os acumulados ultrapassam 300 milímetros no mesmo período. Em Ilhabela o acumulado é de 188 milímetros e em Caraguatatuba chega a 280 milímetros.

São Sebastião

Em São Sebastião, as ruas de muitos bairros, como a Vila Sahy, ficaram alagadas. Já são 13 o número de famílias, com 42 pessoas, abrigadas nas Escolas Municipais Professor João Gabriel de Santana, em Toque-Toque Pequeno, e Henrique Tavares de Jesus, na Barra do Sahy, em função das fortes chuvas que caem em São Sebastião desde o último sábado (20) e que se agravaram na quarta-feira (24).

Segundo a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião, composta por técnicos e assistentes sociais, na unidade escolar de Toque-Toque Pequeno estão oito famílias, sendo oito mulheres, três adolescentes, sendo um PcD, sete crianças, quatro homens adultos, dois idosos, no total de 24 pessoas. No local, também está uma cadela.

Já na Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, são mais cinco famílias, sendo nove adultos, dos quais três são homens e seis são mulheres e entre eles há um idoso, um PcD e nove crianças, totalizando 18 pessoas.

A ação ocorre como parte do Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plamcom).

Ubatuba

Em Ubatuba são oito famílias desabrigadas e três desalojadas. As famílias desabrigadas estão na escola Anchieta. As chuvas causaram transtornos principalmente no núcleo Botafogo.

Caraguatatuba

Os bairros mais atingidos foram  Jetuba, Massaguaçu, Tabatinga (região Norte) e Porto Novo (região Sul). O volume registrado somente em 12 horas ultrapassou o que era previsto para os próximos três dias (150 milímetros).

Uma família com nove pessoas e um cachorro foi removida de sua residência no bairro Martim de Sá para a casa de parentes. Outra família com duas pessoas e um cachorro foi removida do bairro Golfinhos também para casa de parentes. E um morador do bairro Benfica deixou sua casa e também buscou alojamento em casa de parentes.

Fornecimento de água

A Sabesp informa à população do Litoral Norte que as fortes chuvas que ocorrem desde terça-feira (23) estão afetando o abastecimento de água em alguns bairros das quatro cidades da região.

Em Caraguatatuba, o sistema de água está operando normalmente. A Estação de Tratamento de Água do Porto Novo está com vazão reduzida, e as bombas do baixo Rio Claro estão desligadas. A equipe encontra dificuldades de chegar ao local, pois tem uma árvore caída bloqueando a estrada.

Em Ilhabela, devido às chuvas intensas, a vazão de água está reduzida, o que pode comprometer o sistema. Em São Sebastião, as Estações de Tratamento de Água de Boiçucanga e São Francisco estão com a produção paralisadas. E a ETA Toque Toque Grande também está com a produção paralisada.

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.