"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Mães de crianças autistas fazem manifestação contra descaso da prefeitura de São José dos Campos nas viagens oferecidas para terapia

Advertisement

Mães de crianças autistas fazem manifestação contra descaso da prefeitura de São José dos Campos nas viagens oferecidas para terapia. O ato vai acontecer em frente ao Acesso Já, na Praça Afonso Pena, região central da cidade, a partir das 14h, nesta quinta-feira (26/10). CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

As mães que procuraram o Vale 360 News reportam que a Prefeitura está cancelando as viagens do acesso e a resposta do poder público é a alta demanda de viagens para terapia. Uma delas relata que é “muito desagradável. Causou muito transtorno não só para mim, como para várias (mães) credenciadas. É um motivo muito invalido, né? Alta demanda? Isso mostra o quão frágil está a administração lá dentro, né?”, frisou a mãe que não quis se identificar.

As mães contam que as viagens são programadas e a prefeitura pede dois dias de antecedência para solicitar o carro, porém os avisos de cancelamento não são comunicados, o que gera desconforto para os responsáveis, uma vez que existe a incerteza se haverá ou não o veículo para levar as crianças para a terapia. Uma das mães chegou a desembolsar R$ 30 na viagem de aplicativo do bairro Colonial, onde mora, até o Gaia, no Urbanova, para levar a filha até a terapia.

As mães cobram um posicionamento da Prefeitura para que elas possam se programar. Elas ainda ressaltam que o agendamento ocorre, porém não há certeza se no dia o carro irá buscar.

A Prefeitura de São José dos Campos foi cobrada pela reportagem para esclarecer o que acontece com os agendamentos do Acesso Já e disse que não houve cancelamentos e nem redução na oferta de viagens por meio do programa. Confira a nota abaixo:

” A Prefeitura de São José dos Campos informa que não houve cancelamento e nem redução na oferta total de viagens por meio do Programa Acesso Já, que oferece os serviços de transporte porta a porta em veículos leves e adaptados gratuitos. Atualmente, o programa atende 1.309 credenciados e realiza mais de 12 mil viagens por mês.

A prefeitura esclarece ainda que sempre faz a análise pontual e legal de cada solicitação e que a liberação do serviço prioriza os critérios estabelecidos no decreto 17.767/18. Quando um credenciado solicita o agendamento, esse pedido vai para análise do setor e somente após a confirmação da possibilidade de atendimento que é enviada a confirmação via Central 156 para os credenciados com um dia de antecedência.
Para o credenciamento, são considerados critérios de vulnerabilidade social, grau de severidade da deficiência e os motivos da utilização do transporte.
A seleção de moradores para o programa considera prioritariamente, pela ordem, aqueles que fazem tratamento de saúde e reabilitação, educação especial e trabalho. Os credenciados também podem fazer uso do transporte coletivo urbano que é 100% adaptado”.

WhatsApp Image 2023 10 24 at 12.55.11

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.