Mutirão Oftalmológico e de catarata diminui fila de espera em Taubaté. O atendimento ganhou celeridade porque a Prefeitura de Taubaté habilitou pelo menos quatro empresas (Instituto de Olhos Parolin LTDA, Hospital Oftalmológico Dia, Almeida e Venâncio LTDA e Efta Cirurgia Diagnóstico Ocular S/S LTDA.) para os atendimentos e, desta forma, pode dar início ao Mutirão Oftamológico.
Além das cirurgias de catarata, que foram realizadas com sucesso em janeiro, quando foram feitos 200 procedimentos e 400 consultas, o Mutirão incluí consulta pré-operatória, exames como biometria, ceratometria, mapeamento de retina e ultrassonografia em caso de necessidade, além da cirurgia, consultas pós operatórias. Todos estes atendimentos são feitos pelas empresas habilitadas.
Como funciona o Mutirão Oftalmológico?
Para a realização do mutirão o paciente passa por consulta para confirmação do diagnóstico e todos os exames necessários são realizados para a programação e realização da cirurgia. O pós operatório será realizado em duas consultas após o procedimento e a previsão de alta médica é de um mês após a cirurgia.
A Central de Vagas envia às clínicas a relação dos pacientes a serem atendidos e estas informam local, dia e horário de seus agendamentos com antecedência até 72 horas, diretamente com o paciente.
Apesar de não ser uma atribuição municipal, a administração está investindo para que a população seja atendida, solucionando por vezes um problema de visão que se arrasta há anos.
Alguns pacientes já estão passando por consulta pós operatória realizando o agendamento para a cirurgia no segundo olho afetado pela catarata, visto que o procedimento é realizado em uma vista por vez.
Lista de espera para cirurgias
Na lista de espera por cirurgias, via Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), 2.476 pessoas aguardam por cirurgia de catarata e outras demandas oftalmológicas, como: córnea (313), estrabismo (138), glaucoma (1.137), plástica ocular (308), pterígio (118), retina (1.133), vias lacrimais (33) e visão subnormal (10). O Mutirão Oftalmológico deve aumentar o número de atendimento em fevereiro.
Leia mais: Novas escolas e ensino 100% presencial na rede municipal de Taubaté
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Apostador de Campos do Jordão leva bolada na Lotofácil
Prefeitura de Caçapava diz que uso de maquinário público em fazenda particular foi pautado por critérios técnicos, legais e ambientais
“‘Pânico’, que ateou fogo em moto em Caçapava, é identificado pela Polícia”