VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Mutirão Oftalmológico e de catarata diminui fila de espera em Taubaté

Informe Publicitario

Mutirão Oftalmológico e de catarata diminui fila de espera em Taubaté. O atendimento ganhou celeridade porque a Prefeitura de Taubaté habilitou pelo menos quatro empresas (Instituto de Olhos Parolin LTDA, Hospital Oftalmológico Dia, Almeida e Venâncio LTDA e Efta Cirurgia Diagnóstico Ocular S/S LTDA.) para os atendimentos e, desta forma, pode dar início ao Mutirão Oftamológico.

Além das cirurgias de catarata, que foram realizadas com sucesso em janeiro, quando foram feitos 200 procedimentos e 400 consultas, o Mutirão incluí consulta pré-operatória, exames como biometria, ceratometria, mapeamento de retina e ultrassonografia em caso de necessidade, além da cirurgia, consultas pós operatórias. Todos estes atendimentos são feitos pelas empresas habilitadas.

mutirao-oftalmologico-2 (1)
Foto: Prefeitura de Taubaté

Como funciona o Mutirão Oftalmológico?

Para a realização do mutirão o paciente passa por consulta para confirmação do diagnóstico e todos os exames necessários são realizados para a programação e realização da cirurgia. O pós operatório será realizado em duas consultas após o procedimento e a previsão de alta médica é de um mês após a cirurgia.

A Central de Vagas envia às clínicas a relação dos pacientes a serem atendidos e estas informam local, dia e horário de seus agendamentos com antecedência até 72 horas, diretamente com o paciente.

Apesar de não ser uma atribuição municipal, a administração está investindo para que a população seja atendida, solucionando por vezes um problema de visão que se arrasta há anos.

Alguns pacientes já estão passando por consulta pós operatória realizando o agendamento para a cirurgia no segundo olho afetado pela catarata, visto que o procedimento é realizado em uma vista por vez.

mutirao-oftalmologico-taubate (1)
Foto: Prefeitura de Taubaté

Lista de espera para cirurgias

Na lista de espera por cirurgias, via Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), 2.476 pessoas aguardam por cirurgia de catarata e outras demandas oftalmológicas, como: córnea (313), estrabismo (138), glaucoma (1.137), plástica ocular (308), pterígio (118), retina (1.133), vias lacrimais (33) e visão subnormal (10). O Mutirão Oftalmológico deve aumentar o número de atendimento em fevereiro.

Leia mais: Novas escolas e ensino 100% presencial na rede municipal de Taubaté