Ônibus podem entrar em greve em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí. O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, através da publicação “Pé de Cumbo” desta segunda-feira (10/06), afirmou que os empresários estão desconsiderando a campanha salarial da classe trabalhadora e as questões relacionadas ao transporte público. Segundo o sindicato, a proposta das empresas, que inclui um reajuste de apenas 2% nos salários e benefícios, foi considerada “indecente”. ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
A publicação também revelou que uma equipe de consultoria foi contratada pelas empresas para negociar com os trabalhadores, o que gerou ainda mais descontentamento entre os sindicalistas. Uma nova reunião com o Sindicato Patronal, a Busvale, está marcada para quinta-feira (13/06). Caso não seja apresentada uma “proposta decente”, o sindicato alerta para a possibilidade de uma greve de ônibus nas três cidades da região, afirmando que a reação dos trabalhadores será inevitável.
O sindicato destaca que a data-base da categoria é 1º de maio e que a proposta aprovada pelos trabalhadores em assembleia foi protocolada junto ao Sindicato Patronal em fevereiro. Após três meses de espera, os sindicalistas afirmam que a pauta foi negligenciada e que o sindicato patronal apresentou um “pacote de maldades” que retira direitos da categoria. Entre as perdas de benefícios apontadas pelos trabalhadores estão a retirada do vale-alimentação durante as férias e para funcionários afastados. O sindicato reafirma que vai lutar por um aumento real e que, caso não haja acordo, a greve pode ser deflagrada a partir de sexta-feira (14).
Outro lado
A Busvale, que representa as empresas foi procurada pela reportagem e até o momento não se manifestou a respeito da campanha salarial.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Prefeitura de Taubaté informa que kits de material escolar já foram adquiridos
Desaparecido é encontrado morto no Rio Paraíba, em São José dos Campos
Prefeito de São José dos Campos diz que vai pagar gatilho dos servidores até dia 31 de janeiro