Polícia diz que banco criado por facção criminosa movimentou R$ 8 bi para bancar campanhas. Ubatuba era um dos alvos. As investigações são conduzidas pela DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Mogi das Cruzes, no Alto Tietê, que tem o delegado Fabrício Intelizano no comando.CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O delegado disse que as investigações resultaram no bloqueio de movimentações financeiras realizadas entre 20 empresas dentre as quais está um banco, semelhante a uma fintech, com sede em Mogi. Ainda de acordo com a polícia a instituição financeira teria sido criada por membros de uma facção criminosa para lavar dinheiro e financiar candidaturas nas eleições.
As descobertas aconteceram a partir de investigação de tráfico de drogas que levou a bloqueio de bens e valores em 2023. As investigações a respeito do banco mostram que a instituição é ilegal: “Eles não têm autorização do Banco Central para operar”, disse ao Portal UOL, Fabrício Intelizano.
Ao Vale 360 News, o delegado disse que em Ubatuba, um dos integrantes do núcleo financeiro da facção criminosa, tentou indicar uma pessoa para ser candidata a vereadora, porém isso não se concretizou. Fabrício Intelizano ainda ressaltou que apura o envolvimento de outras pessoas da cidade no esquema e disse que não há indícios de que políticos de outras cidades do Vale do Paraíba tenham sido cooptados para participar do esquema criminoso.
Ao UOL, o delegado disse que “O PCC tem demonstrado interesse em se infiltrar em Ubatuba. Com maior presença da polícia no porto de Santos, o crime organizado tem migrado suas atividades para São Sebastião, dada a proximidade com o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e pelo fato de ter aeroporto próprio”, disse Intelizano.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Tentativa de homicídio contra amigo, agressão contra irmão e ameaça contra mãe agitam bairro de São José dos Campos
Tiroteio em posto de combustível em São José dos Campos deixa um ferido
Briga de vizinhos quase acaba em tragédia em São José dos Campos