VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Polícia investiga crimes de estupro que teriam sido cometidos por Pai de Santo em São Sebastião

A Polícia Civil de São Sebastião está investigando supostos crimes de estupro e violação sexual mediante fraude cometidos por um homem de 50 anos, um “Pai de Santo”, de um terreiro frequentado pelas vítimas. Uma das ocorrências teria acontecido em 9 de outubro de 2024, mas somente nesta sexta-feira, 6 de dezembro, foram comunicadas às autoridades. Os supostos abusos teriam ocorrido durante rituais religiosos em uma cachoeira localizada na Estrada do Cascalho, no bairro Boiçucanga. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Relato da vítima e denúncia

De acordo com o boletim de ocorrência registrado no 2º Distrito Policial de São Sebastião, uma mulher compareceu à delegacia relatando que sua sobrinha foi vítima de abusos praticados pelo investigado, que usava sua posição de liderança religiosa para aliciar as frequentadoras do terreiro. Segundo o relato, o homem utilizava o pretexto de realizar rituais espirituais, denominados “banho de descarrego”, para atrair as vítimas até a cachoeira.

A vítima principal narrou que, durante o ritual, o “Pai de Santo” teria ordenado que ela se despisse e, em seguida, cometido os atos libidinosos. Ainda segundo a denúncia, a violência envolveu penetração e outras práticas, sob coerção do investigado. Além disso, há relatos de que ele utilizou o mesmo modus operandi com outras meninas, frequentadoras do mesmo terreiro.

Áudios e coação das vítimas

As investigações apontam para a existência de áudios atribuídos ao suspeito, nos quais ele alicia jovens para participar dos rituais e coage vítimas e suas mães a não relatarem os fatos à polícia. Também há registros de mensagens da esposa do investigado tentando minimizar os relatos e desencorajar as vítimas de comparecerem à delegacia.

Ações da polícia

A polícia apreendeu os áudios mencionados para análise e já determinou a realização de diligências para identificar e qualificar outras possíveis vítimas. A investigação irá apurar a extensão dos crimes e verificar se outras frequentadoras do terreiro também foram aliciadas ou sofreram abusos.

Como parte das medidas iniciais, o delegado responsável determinou:

  • Oitiva das partes envolvidas em termos próprios;
  • Expedição de requisição de exames periciais no Instituto Médico Legal (IML);
  • Apreensão das mídias fornecidas pela vítima;
  • Elaboração do boletim de ocorrência circunstanciado para investigar os crimes de estupro (art. 213 do Código Penal) e violação sexual mediante fraude (art. 215 do Código Penal).

Próximos passos

A polícia instaurou um inquérito para aprofundar as investigações, com foco em individualizar a conduta do investigado e identificar outras vítimas. As autoridades também buscam esclarecer os detalhes do caso para determinar as circunstâncias dos crimes e garantir a segurança das denunciantes.

O caso permanece sob sigilo, e diligências continuam sendo realizadas. A população é incentivada a colaborar com informações que possam contribuir para a apuração dos fatos.

Siga nosso Instagram