A Polícia Civil de São Sebastião está investigando supostos crimes de estupro e violação sexual mediante fraude cometidos por um homem de 50 anos, um “Pai de Santo”, de um terreiro frequentado pelas vítimas. Uma das ocorrências teria acontecido em 9 de outubro de 2024, mas somente nesta sexta-feira, 6 de dezembro, foram comunicadas às autoridades. Os supostos abusos teriam ocorrido durante rituais religiosos em uma cachoeira localizada na Estrada do Cascalho, no bairro Boiçucanga. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Relato da vítima e denúncia
De acordo com o boletim de ocorrência registrado no 2º Distrito Policial de São Sebastião, uma mulher compareceu à delegacia relatando que sua sobrinha foi vítima de abusos praticados pelo investigado, que usava sua posição de liderança religiosa para aliciar as frequentadoras do terreiro. Segundo o relato, o homem utilizava o pretexto de realizar rituais espirituais, denominados “banho de descarrego”, para atrair as vítimas até a cachoeira.
A vítima principal narrou que, durante o ritual, o “Pai de Santo” teria ordenado que ela se despisse e, em seguida, cometido os atos libidinosos. Ainda segundo a denúncia, a violência envolveu penetração e outras práticas, sob coerção do investigado. Além disso, há relatos de que ele utilizou o mesmo modus operandi com outras meninas, frequentadoras do mesmo terreiro.
Áudios e coação das vítimas
As investigações apontam para a existência de áudios atribuídos ao suspeito, nos quais ele alicia jovens para participar dos rituais e coage vítimas e suas mães a não relatarem os fatos à polícia. Também há registros de mensagens da esposa do investigado tentando minimizar os relatos e desencorajar as vítimas de comparecerem à delegacia.
Ações da polícia
A polícia apreendeu os áudios mencionados para análise e já determinou a realização de diligências para identificar e qualificar outras possíveis vítimas. A investigação irá apurar a extensão dos crimes e verificar se outras frequentadoras do terreiro também foram aliciadas ou sofreram abusos.
Como parte das medidas iniciais, o delegado responsável determinou:
- Oitiva das partes envolvidas em termos próprios;
- Expedição de requisição de exames periciais no Instituto Médico Legal (IML);
- Apreensão das mídias fornecidas pela vítima;
- Elaboração do boletim de ocorrência circunstanciado para investigar os crimes de estupro (art. 213 do Código Penal) e violação sexual mediante fraude (art. 215 do Código Penal).
Próximos passos
A polícia instaurou um inquérito para aprofundar as investigações, com foco em individualizar a conduta do investigado e identificar outras vítimas. As autoridades também buscam esclarecer os detalhes do caso para determinar as circunstâncias dos crimes e garantir a segurança das denunciantes.
O caso permanece sob sigilo, e diligências continuam sendo realizadas. A população é incentivada a colaborar com informações que possam contribuir para a apuração dos fatos.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Homem é alvejado na cabeça em Tremembé após discussão envolvendo mensagem de celular
Investigadores do 1º DP, de São José dos Campos, identificam estelionatário do golpe do emprego
Ladrões invadem igreja em Taubaté e levam dinheiro de cofres