O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), anunciou detalhes sobre o novo edital para a contratação de ônibus elétricos na cidade. Em entrevista ao Vale 360 News, Farias destacou que a proposta, que será lançada até o próximo dia 11, busca revolucionar o sistema de transporte público com um modelo que, além de sustentável, deve trazer economia e promover integração com diferentes modais. O processo licitatório visa contratar uma empresa para fornecer e manter uma frota de veículos 100% elétricos, enquanto outra empresa se responsabilizará pela operação diária, incluindo a integração com os modais já existentes. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Novo Modelo de Contratação: Aluguel dos Ônibus Elétricos
A principal mudança do edital em relação aos anteriores é o modelo jurídico e operacional adotado. Em vez de adquirir os ônibus, o município optou pelo aluguel dos veículos, o que, segundo o prefeito, reduz consideravelmente os custos de manutenção e operação. “Hoje, alugar os carros sai mais barato, sobretudo quando comparamos com o custo de veículos a diesel. A economia em combustível e a redução dos gastos com manutenção alcançam quase 40%”, afirmou Anderson Farias. Além disso, a cidade poderá ajustar a frota ao longo do contrato de 15 anos, com previsão de uma economia estimada em meio bilhão de reais apenas em combustíveis, considerando a diferença de consumo entre veículos a diesel e elétricos.
O prefeito também detalhou que a responsabilidade pela manutenção dos veículos será dividida: a empresa fornecedora se encarregará da manutenção preventiva dos veículos alugados, enquanto a empresa que operará o sistema será responsável pelas intervenções corretivas, de modo que o processo de reparo e manutenção não interfira na operação do sistema de transporte.
Veículos Modernos e Integrados ao Sistema de Transporte Público
A modernização vai além da substituição de ônibus a diesel por elétricos. O novo modelo inclui a adoção de veículos com tecnologia de última geração, que não apenas atendem às normas de acessibilidade, mas também proporcionam uma experiência mais confortável e silenciosa para os usuários. “Queremos um sistema 100% sem degraus, com um ambiente mais silencioso, sem ruídos e com zero emissões. Essa proposta visa atender todos os públicos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física”, destacou o prefeito.
Além disso, os novos veículos serão integrados a outros modais de transporte, incluindo bicicletas, vans e aplicativos de mobilidade, de forma a oferecer maior flexibilidade aos usuários. “A ideia é que o usuário possa optar pela melhor forma de se deslocar, com um sistema de transporte verdadeiramente integrado e acessível”, completou Anderson Farias. Este modelo permitirá que a população de São José dos Campos escolha a opção mais conveniente para cada trajeto, com ônibus elétricos, vans e bicicletas operando em harmonia.
Testes e Incentivos para Empresas do Setor Elétrico
Empresas de transporte elétrico têm buscado São José dos Campos para testes operacionais, o que mostra o interesse do mercado na proposta. Uma fábrica de ônibus elétricos na região do ABC e a Higer estão testando seus veículos no município. O prefeito reforçou que a iniciativa já atrai investimentos federais no setor de mobilidade elétrica, com o incentivo do governo federal à instalação de empresas no Brasil. “Há conversas com empresas interessadas em se instalar em São José, o que nos coloca em uma posição de vantagem, uma vez que o mercado já sinaliza a prontidão para atender à demanda local”, afirmou.
Garantia de Empregos e Participação do Sindicato dos Trabalhadores
Um dos pontos mais discutidos no novo edital é a manutenção dos postos de trabalho dos funcionários que atualmente operam o sistema, como motoristas e cobradores. Farias garantiu que todos os colaboradores terão a preservação de seus empregos e destacou a importância da participação do sindicato nesse processo de transição. “É meu compromisso que todos os trabalhadores atuais mantenham seus postos. Teremos ônibus sem cobrador em algumas linhas, mas outras ainda contarão com o profissional, que atuará também como auxiliar de bordo”, explicou o prefeito. Esse compromisso, segundo ele, foi acertado com o sindicato, que acompanhará o processo para assegurar o cumprimento das garantias de emprego.
Otimização do Transporte para Bairros Periféricos
Para atender melhor as regiões periféricas, o edital prevê o uso de vans e veículos menores em áreas com infraestrutura limitada, onde ônibus de grande porte têm dificuldades de manobra e operação. Nos horários de pico, linhas diretas dos bairros periféricos até o centro da cidade serão mantidas, mas em horários intermediários haverá linhas que farão integração em pontos estratégicos antes de seguir ao centro. “Com veículos menores, conseguimos chegar a áreas onde ônibus convencionais teriam dificuldade, oferecendo mais agilidade e segurança para o passageiro e preservando as vias locais”, afirmou Farias.
Transporte Sob Demanda e Tecnologia de Integração
O novo edital também prevê a implantação de um sistema de transporte sob demanda em áreas específicas. Usando aplicativos de celular, os usuários poderão requisitar transporte em horários menos movimentados, otimizando a operação e reduzindo os custos de rotas com baixa demanda. Um exemplo é o Parque Tecnológico de Inovação, que abriga universidades e empresas e onde há grande concentração de pessoas com horários semelhantes. “A ideia é integrar o uso de aplicativos para monitorar e ajustar a oferta de transporte conforme a demanda, economizando recursos e oferecendo um serviço personalizado aos passageiros”, explicou o prefeito.
Para facilitar a operação do novo sistema, uma fintech será contratada para gerenciar as transações e oferecer soluções de pagamento integradas, englobando ônibus, bicicletas e vans. A fintech também gerenciará as receitas do sistema, aplicando-as de forma a gerar rendimentos que possam ser revertidos em melhorias para o próprio sistema de transporte. “Com um ciclo de receitas autossustentável, conseguiremos ampliar os benefícios para o usuário, oferecendo um serviço mais acessível e de qualidade”, detalhou Anderson Farias.
Otimização do Transporte e Integração de Modais
Uma das principais inovações do novo sistema será a integração de diferentes modais, permitindo que o usuário utilize um único sistema de pagamento para transitar entre ônibus, bicicletas e vans. Anderson Farias destacou que a Urbana, empresa de economia mista que fará a gestão do sistema, oferecerá flexibilidade para ajustes no serviço, facilitando a expansão ou reorganização de rotas conforme a cidade cresce e se transforma. “A mobilidade urbana precisa se adaptar ao crescimento e à dinâmica de uma cidade viva como São José dos Campos, e esse novo sistema nos dá a flexibilidade que precisamos”, afirmou.
Benefícios Ambientais e Redução de Tarifas
O prefeito também enfatizou os benefícios ambientais do uso de ônibus elétricos, que além de reduzir a emissão de poluentes, diminuem o ruído urbano e contribuem para a saúde pública. A eficiência do novo sistema também permitirá economias operacionais, possibilitando investimentos adicionais na frota e até a redução de tarifas. “Com os ganhos de eficiência, o objetivo é que possamos reinvestir no sistema e oferecer um transporte mais acessível”, afirmou Farias, que destacou que as tarifas de ônibus em São José dos Campos estão congeladas há quatro anos, e não há previsão de aumentos.
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Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
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