"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Prefeito de São José dos Campos declara disposição para participar de negociações e evitar paralisação dos ônibus na cidade

Advertisement

O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), afirmou que está acompanhando de perto as negociações entre empresas de transporte e o sindicato dos trabalhadores do setor, e que, se necessário, ele próprio participará das discussões para evitar a paralisação dos ônibus na cidade. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Uma reunião vai acontecer nesta quarta-feira (03/07), a partir das 15h, para decidir os próximos passos relacionados ao dissídio coletivo dos condutores em São José dos Campos do Campos, Jacareí e Taubaté, cidades onde os ônibus podem atrasar a saída das garagem nesta quinta-feira (03) pela manhã. O presidente do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, Ronaldo Costa, disse ao Vale 360 News que a categoria não vai aceitar nada que não dê ganho real ao trabalhador.

Em suas palavras, o prefeito disse: “Olha, a gente vem acompanhando aí logo, né? Juntamente a empresas as negociações que são feitas. Participe, não tem nenhuma ascensão aqui em São José juntamente ao sindicato, mas eu mesmo estive com o sindicato há 10 dias atrás quer dizer acompanham né? Peço ao sindicato pra que ele faça com responsabilidade as suas assembleias nas garagens sem atrapalhar a população, né? E se precisar lógico vou também é participar dessas negociações, só que a gente possa chegar no denominador comum que seja bom para os funcionários. Seja bom para a empresa. A gente sabe que o sistema de transporte público no Brasil vem sofrendo muito aliás.”

O prefeito também mencionou os desafios enfrentados pelo sistema de transporte público devido à crise econômica e à pandemia de Covid-19: “Empresas devolveram suas concessões né em São José dos Campos mesmo com toda a crise que nós tivemos desde a covid com diminuição de passageiros, nós não demitimos nenhum funcionário fizemos um esforço para se manter o sistema. Então mas mesmo assim a gente ainda não conseguiu recuperar o número de passageiros estão em trabalho para melhorar o sistema. Nossa licitação está em andamento para mudar o nosso sistema de transporte público.”

Ele reforçou a necessidade de bom senso nas negociações para valorizar os funcionários e melhorar o serviço prestado à população: “Mas que a gente pede também que a gente tenha bom senso né? Pra dentro das negociações para que a gente possa não tenha dúvida disso de valorizar os nossos funcionários do sistema de transporte público, mas também para que a gente possa também melhorar nossa, apreciação de serviço pra que a gente possa ter aí um sistema muito melhor e seja viável economicamente né? Com uma passagem que o cidadão consiga pagar não seja cara. Hoje é uma passagem muito cara do cidadão um valor muito baixo. Para quem recebe, mas eu venho acompanhando aí pra que a gente possa, né? Não fazer com que o sindicato em parceria com nós prefeitura e com a empresa que a gente não prejudica o cidadão.”

Proposta das empresas

Ronaldo Costa criticou a postura dos empresários nas negociações. “Os empresários mandam negociadores que não têm responsabilidade e vêm tirar os direitos dos trabalhadores. Nosso foco é o aumento real. Não vamos fechar a convenção coletiva sem aumento real, pois, sem isso, os salários dos motoristas podem se aproximar do salário mínimo”, enfatizou.

Ele detalhou a proposta apresentada pelos empresários na última reunião, que incluía um aumento de 3,23% no salário e 4% nos benefícios, condicionados à retirada de quatro cláusulas da convenção coletiva. “Eles queriam tirar o ticket nas férias e outros benefícios. Nós derrubamos essa proposta indecente”, disse Ronaldo.

*Foto de Capa: Claudio Vieira/PMSJC

*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias de turismo. Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo. 

Siga nosso Instagram