O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), afirmou que está acompanhando de perto as negociações entre empresas de transporte e o sindicato dos trabalhadores do setor, e que, se necessário, ele próprio participará das discussões para evitar a paralisação dos ônibus na cidade. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Uma reunião vai acontecer nesta quarta-feira (03/07), a partir das 15h, para decidir os próximos passos relacionados ao dissídio coletivo dos condutores em São José dos Campos do Campos, Jacareí e Taubaté, cidades onde os ônibus podem atrasar a saída das garagem nesta quinta-feira (03) pela manhã. O presidente do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, Ronaldo Costa, disse ao Vale 360 News que a categoria não vai aceitar nada que não dê ganho real ao trabalhador.
Em suas palavras, o prefeito disse: “Olha, a gente vem acompanhando aí logo, né? Juntamente a empresas as negociações que são feitas. Participe, não tem nenhuma ascensão aqui em São José juntamente ao sindicato, mas eu mesmo estive com o sindicato há 10 dias atrás quer dizer acompanham né? Peço ao sindicato pra que ele faça com responsabilidade as suas assembleias nas garagens sem atrapalhar a população, né? E se precisar lógico vou também é participar dessas negociações, só que a gente possa chegar no denominador comum que seja bom para os funcionários. Seja bom para a empresa. A gente sabe que o sistema de transporte público no Brasil vem sofrendo muito aliás.”
O prefeito também mencionou os desafios enfrentados pelo sistema de transporte público devido à crise econômica e à pandemia de Covid-19: “Empresas devolveram suas concessões né em São José dos Campos mesmo com toda a crise que nós tivemos desde a covid com diminuição de passageiros, nós não demitimos nenhum funcionário fizemos um esforço para se manter o sistema. Então mas mesmo assim a gente ainda não conseguiu recuperar o número de passageiros estão em trabalho para melhorar o sistema. Nossa licitação está em andamento para mudar o nosso sistema de transporte público.”
Ele reforçou a necessidade de bom senso nas negociações para valorizar os funcionários e melhorar o serviço prestado à população: “Mas que a gente pede também que a gente tenha bom senso né? Pra dentro das negociações para que a gente possa não tenha dúvida disso de valorizar os nossos funcionários do sistema de transporte público, mas também para que a gente possa também melhorar nossa, apreciação de serviço pra que a gente possa ter aí um sistema muito melhor e seja viável economicamente né? Com uma passagem que o cidadão consiga pagar não seja cara. Hoje é uma passagem muito cara do cidadão um valor muito baixo. Para quem recebe, mas eu venho acompanhando aí pra que a gente possa, né? Não fazer com que o sindicato em parceria com nós prefeitura e com a empresa que a gente não prejudica o cidadão.”
Proposta das empresas
Ronaldo Costa criticou a postura dos empresários nas negociações. “Os empresários mandam negociadores que não têm responsabilidade e vêm tirar os direitos dos trabalhadores. Nosso foco é o aumento real. Não vamos fechar a convenção coletiva sem aumento real, pois, sem isso, os salários dos motoristas podem se aproximar do salário mínimo”, enfatizou.
Ele detalhou a proposta apresentada pelos empresários na última reunião, que incluía um aumento de 3,23% no salário e 4% nos benefícios, condicionados à retirada de quatro cláusulas da convenção coletiva. “Eles queriam tirar o ticket nas férias e outros benefícios. Nós derrubamos essa proposta indecente”, disse Ronaldo.
*Foto de Capa: Claudio Vieira/PMSJC
*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias de turismo. Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Edital de concessão da Estrada de Ferro Campos do Jordão será publicado em outubro de 2025, diz Prefeito Eleito de Pinda
Vídeo mostra fuga de ladrões que roubaram moto em São José dos Campos; um deles morreu em confronto com a ROMU da GCM
Câmara aprova aumento do número de vereadores em Ubatuba